TRADE FINANCE

SEGURANÇA E FLEXIBILIDADE

NAS TRANSAÇÕES COMERCIAIS INTERNACIONAIS


Conheça as soluções de Trade Finance do Banco BNI Europa

desenhadas para apoiar os negócios da sua empresa que cruzam fronteiras.

 

  • CRÉDITOS DOCUMENTÁRIOS
  •  

    CRÉDITO DOCUMENTÁRIO - PAGAMENTO DE TRANSAÇÕES INTERNACIONAIS

    O Crédito Documentário ou Carta de Crédito é um acordo mediante o qual o Banco BNI Europa assume o pagamento de uma transação internacional realizada pelo Cliente, a seu pedido e de acordo com os termos e condições contratadas.

    Além de garantir o pagamento às empresas exportadoras que são suas Clientes, o Banco BNI Europa assegura que os pagamentos a efetuar pelas empresas importadoras suas Clientes só se efetuam após confirmação das condições acordadas.

    Existem diferentes modalidades e formas de Crédito Documentário disponíveis, a exemplo do Crédito Transferível ou Renovável, e do Crédito Notificado ou Crédito Confirmado, e diferentes formas de pagamento ao beneficiário: à Vista, a Prazo, Mistas ou Negociáveis.

    A emissão de Crédito Documentário ou Carta de Crédito por parte do Banco BNI Europa está sujeita à obtenção de colaterais em função da análise da operação.


    QUAIS AS VANTAGENS?

    Para os exportadores, assegura que o pagamento da mercadoria é recebido nas condições e prazos estipulados, independentemente da disponibilidade financeira da empresa importadora. Dá-lhes ainda acesso a crédito através de desconto no Crédito Documentário.

    Para os importadores, assegura que o pagamento só é efetuado mediante apresentação dos documentos estipulados e uma vez cumpridas todas as condições contratadas na Carta de Crédito. Dispensa-os ainda de efetuar o pagamento adiantado ou imediato.


    COMO FUNCIONAM OS CRÉDITOS DOCUMENTÁRIOS DE EXPORTAÇÃO?

    Por solicitação de um Banco Emitente, normalmente estrangeiro, o Banco BNI Europa notifica ou confirma o Crédito aberto por ordem de um importador (ordenador) a favor do seu Cliente (o exportador beneficiário). Uma vez verificada e confirmada a documentação, o Banco BNI Europa recebe o pagamento de acordo com as condições preestabelecidas. O montante é transferido pelo Banco BNI Europa para a conta do seu Cliente exportador.


    COMO FUNCIONAM OS CRÉDITOS DOCUMENTÁRIOS DE IMPORTAÇÃO?

    Por instrução de um Cliente importador (ordenador), o Banco BNI Europa (emitente) emite uma Carta de Crédito, comprometendo-se a pagar ao exportador (beneficiário) o valor de uma transação comercial. Uma vez verificada e confirmada a documentação por parte do Banco Notificador (Banco que medeia a relação com o exportador), o pagamento é efetuado de acordo com as condições preestabelecidas. O montante é transferido do Banco Notificador para o exportador.


     

     

    sidebar-call-me

    Abra a sua Carta de Crédito no estrangeiro e confirme-a no Banco BNI Europa. Para saber mais consulte os nossos gestores ou solicite um pedido de contacto.

    SOLICITE UM CONTACTO

  • REMESSAS DOCUMENTÁRIAS
  •  

    REMESSAS DOCUMENTÁRIAS - LIQUIDAÇÃO DE BENS E SERVIÇOS EXPORTADOS OU IMPORTADOS

    As Remessas Documentárias são uma solução pensada para apoiar transações entre importadores e exportadores que já firmaram uma relação de confiança e trazem maior fluidez e segurança às operações de comércio externo.

    Com elas, o Banco BNI Europa permite-lhe liquidar bens e serviços exportados ou importados, sendo os documentos relativos à transação enviados ou recebidos pelo Banco BNI Europa que, assim, assegura o cumprimento das condições de cobrança ou pagamento previamente estabelecidas.


    QUAIS AS VANTAGENS DAS REMESSAS DOCUMENTÁRIAS?

    Garantem aos exportadores o pagamento da mercadoria exportada ou a obtenção de um título executivo. Permitem aos importadores diferir o pagamento até ao momento em que a mercadoria está pronta para ser entregue.


    COMO FUNCIONAM AS REMESSAS DOCUMENTÁRIAS DE EXPORTAÇÃO?

    Depois de uma empresa exportadora despachar a mercadoria que vendeu a um cliente seu noutro país, o Banco BNI Europa envia a um Banco Correspondente no país de destino a documentação relativa à transação. O Banco do país importador receciona a documentação e entrega-a ao importador, de acordo com as instruções de cobrança definidas: pagamento, aceite ou misto. O importador pode então levantar a mercadora adquirida.


    COMO FUNCIONAM AS REMESSAS DOCUMENTÁRIAS DE IMPORTAÇÃO?

    O Banco BNI Europa recebe de um Banco Correspondente estrangeiro a documentação relativa a uma transação cuja mercadoria se destina a uma empresa sua Cliente – importador em Portugal. Mediante pagamento, aceite ou pagamento parcial e aceite do remanescente, de acordo com as instruções do exportador, o Banco BNI Europa entrega a documentação ao seu Cliente. O Cliente levanta a mercadora adquirida.


     

    sidebar-call-me

    Abra a sua Carta de Crédito no estrangeiro e confirme-a no Banco BNI Europa. Para saber mais consulte os nossos gestores ou solicite um pedido de contacto.

    SOLICITE UM CONTACTO

  • GARANTIAS BANCÁRIAS INTERNACIONAIS
  •  

    GARANTIAS BANCÁRIAS INTERNACIONAIS - SEGURANÇA NAS NOVAS RELAÇÕES COMERCIAIS

    Especialmente relevantes no estabelecimento de novas relações comerciais internacionais, as Garantias Bancárias asseguram que são cumpridas as obrigações e pagamentos assumidos entre interlocutores que não se conhecem previamente.

    Através da emissão de Garantias Bancárias Internacionais, o Banco BNI Europa garante as obrigações que uma empresa Cliente assumiu perante terceiros mas não consegue cumprir, responsabilizando-se pelo respetivo cumprimento, no prazo e condições previamente estabelecidas.

    As Garantias Bancárias Internacionais podem ser realizadas sem e com Cláusula First Demand, permitindo, no segundo caso, invocar situações de exceção que invalidam a obrigação de pagamento. Podem igualmente variar quanto ao prazo, com opção por Garantias Sem Prazo, Com Prazo Fixo, Caducidade Automática e Renovação Automática.


    QUAIS AS VANTAGENS DAS GARANTIAS BANCÁRIAS INTERNACIONAIS?

    Asseguram que as obrigações e pagamentos assumidos entre interlocutores que realizam negócios pela primeira vez são cumpridos, dando resposta às exigências de importadores ou fornecedores estrangeiros.

    Desta forma, asseguram a reputação entre novos interlocutores comerciais, que desconhecem a capacidade ou integridade de uma empresa com quem começam a negociar, sendo uma alternativa a depósitos de caução exigidos por determinados contratos e evitando a mobilização de fundos.


    COMO FUNCIONAM AS GARANTIAS BANCÁRIAS INTERNACIONAIS?

    Depois da empresa Cliente solicitar ao Banco BNI Europa a emissão da Garantia Bancária, ela é emitida, passando o Banco a assumir a responsabilidade de honrar o compromisso. Caso o Cliente não cumpra a sua obrigação, o Banco BNI Europa assume o compromisso e efetua o pagamento ao beneficiário.


     

    sidebar-call-me

    Abra a sua Carta de Crédito no estrangeiro e confirme-a no Banco BNI Europa. Para saber mais consulte os nossos gestores ou solicite um pedido de contacto.

    SOLICITE UM CONTACTO