Poupança   ::  6 Maio 2019

A sua empresa pode ajudá-lo(a) a reduzir as prestações dos seus créditos

O stress financeiro é uma das principais causas da baixa motivação e produtividade nos locais de trabalho.

O sobre-endividamento das famílias situa-se atualmente nos 34%* e quem já passou, ou passa por dificuldades financeiras, sabe o stress emocional que isso causa no dia-a-dia.
Esta realidade afeta diretamente os trabalhadores e indiretamente as empresas em que eles trabalham.

Estudos de mercado recentes revelaram que 70% dos colaboradores gostavam de ter o apoio das entidades empregadoras na melhoria da sua saúde financeira**.

Cientes dessa realidade os empregadores têm aderido a soluções que contribuam para o bem-estar financeiro dos seus colaboradores.
Um estudo do Bank of America Merryl Lynch®, refere o stress financeiro dos funcionários como uma preocupação generalizada das empresas e um tema que está nas prioridades de 90% das multinacionais.
Este problema é transversal a vários países e nesse sentido muitas empresas noutros mercados já adotaram um novo conceito de benefícios aos colaboradores através da oferta de um produto designado Crédito no Recibo.

O Crédito no Recibo permite que as empresas aderentes disponibilizem aos seus colaboradores, uma solução para melhorar a sua vida financeira. Trata-se de uma solução de crédito pessoal cuja amortização das prestações associadas ao crédito é realizada através do desconto do valor diretamente no recibo do colaborador. Assim é reduzido o risco associado ao crédito, porque o ordenado é a garantia, e podem oferecer-se taxas de juro baixas, associadas a maturidades longas que permitem reduzir as prestações mensais com crédito. Desta forma os colaboradores das empresas que disponibilizam este benefício, podem liquidar e transferir créditos já existentes com taxas de juro superiores, como por exemplo: cartões de créditos, crédito pessoal e automóvel.

Tem-se verificado que este tipo de soluções leva a uma melhor sustentabilidade e responsabilidade da gestão financeira dos colaboradores e consequentemente aumenta a produtividade das empresas e contribui para uma maior retenção das pessoas nas mesmas.

Em Portugal este produto é comercializado pela PUZZLE, a marca de crédito do Banco BNI Europa, em parceria com a fintech Salary Fits.

 

*C.f.Relatório de Estabilidade Financeira, junho de 2018 Banco de Portugal

**Dados retirados do Employee Financial Wellness Survey results – PWC US | 2017; Employee financial well-being: why it´s important – CIPD UK |2017; Financial Well-being: The Last Taboo in the Workplace? – Barclays UK | 2017; The DNA of Financial Wellbeing – Neyber UK |2017

 

A informação contida neste artigo tem caráter meramente informativo, não devendo nem podendo desencadear ou justificar qualquer ação ou omissão, nem sustentar qualquer operação ou ainda substituir qualquer julgamento próprio dos leitores, sendo estes, por isso, inteiramente responsáveis pelos atos e omissões que pratiquem. O Banco BNI Europa declina, desde já, qualquer responsabilidade pelas decisões, ou pelos resultados que resultem, direta ou indiretamente, da utilização da informação contida neste artigo, independentemente da forma ou natureza que possam vir a revestir.