Poupança   ::  8 Maio 2019

Controle as suas finanças para uma maior estabilidade emocional

Cada pessoa olha para as suas “contas” ou situação financeira de forma diferente.

Alguns avaliam o endividamento considerando apenas os valores em dívida no momento, outros olham para o que devem globalmente, ou seja, contabilizando todos os encargos que assumiram a longo prazo como a compra de um carro ou de uma casa.
Independente da perspectiva com que olha para as suas dívidas, é muito importante manter o equilíbrio entre a vontade e necessidade de compra, e a capacidade de pagamento.

Às vezes é difícil resistir aos apelos agressivos do consumo e manter o equilíbrio financeiro, mas a verdade é que o desequilíbrio nas finanças gera grande stress emocional e compromete a saúde psicológica das pessoas de uma forma geral.

Nesse sentido deixamos-lhe algumas sugestões para equilibrar as suas finanças, poder respirar mais descansado(a) no seu dia-a-dia, e fazer planos saudáveis para o futuro.

  • Controle mensalmente os seus ganhos e as despesas fixas porque assim será possível ter maior consciência da sua situação financeira. Registe tudo numa tabela de excel ou mesmo num bloco de notas.
  • Combine com a sua família qual a melhor forma de gastar o dinheiro que ganham. Considerando as necessidades e as vontades de cada um e ajustando tudo dentro das vossas possibilidades de pagamento.
  • Poupe no mínimo 10% do ordenado e procure aplicar bem o seu dinheiro onde tiver maiores rendimentos, assim vai sentir-se mais seguro(a) caso tenha algum imprevisto.
  • Antes de ir às compras faça sempre uma lista do que precisa e compre apenas o que tinha decidido como indispensável.
  • Quando estiver em dúvida sobre uma possível compra ponha na balança a sua necessidade e capacidade de pagamento e adie a mesma por 24 horas, isso permite uma maior reflexão sobre a importância de adquirir esse produto ou serviço e sobre a sua capacidade de pagamento. Passando esse período e avaliadas essas condições comprará de forma mais consciente e menos impulsiva.
  • Utilize o cartão de crédito apenas em caso de necessidade. Este pode ser um grande aliado para que contraia dívidas. Isto porque os cartões de crédito são fáceis de usar e normalmente as pessoas não têm a noção de quanto lhes custará essa utilização nem tampouco de como vão pagá-la.

 

A informação contida neste artigo tem caráter meramente informativo, não devendo nem podendo desencadear ou justificar qualquer ação ou omissão, nem sustentar qualquer operação ou ainda substituir qualquer julgamento próprio dos leitores, sendo estes, por isso, inteiramente responsáveis pelos atos e omissões que pratiquem. O Banco BNI Europa declina, desde já, qualquer responsabilidade pelas decisões, ou pelos resultados que resultem, direta ou indiretamente, da utilização da informação contida neste artigo, independentemente da forma ou natureza que possam vir a revestir.