GPS   ::  3 Junho 2019

Aproveita o verão para ganhar experiência e dinheiro

Ainda não decidiste qual a área profissional que queres seguir? Ou, por outro lado, queres aprofundar os estudos em alguma área específica? Há muitos cursos e estágios para o efeito. Deixamos-te aqui algumas sugestões do que podes fazer e onde procurar.

O verão é uma boa altura para descobrir novas oportunidades, seja de trabalho ou de formação, onde podes descobrir a tua vocação ou especializares-te na tua área. Algumas universidades públicas abrem as suas portas aos estudantes mais novos. A ideia é dar formação com cursos específicos e permitir a primeira experiência no mundo universitário.

A Universidade de Lisboa, tal como outras por todo o país, permite experimentar a vida académica. Durante uma semana, podes ser veterinário, dentista, artista plástico, arquiteto, designer, etc. Esta iniciativa está aberta a alunos do secundário, em especial a finalistas do 12º ano.

Ao todo são vários programas, distribuídos pelas duas primeiras semanas do mês de julho, com muitas atividades de caráter científico, lúdico e desportivo. Em cada faculdade, está um grupo de professores que preparou um plano completo de atividades (jogos, experiências, visitas e workshops) para mostrar os conhecimentos básicos, os métodos de trabalho e as tarefas práticas, relativos aos cursos lecionados na Universidade de Lisboa. Vale a pena experimentar!

Diariamente, os participantes são acompanhados por monitores, alunos da Universidade, que ajudam com os desafios colocados, respondem a dúvidas e apresentam o espaço, mostrando como é a vida universitária.

Todos os participantes do Verão na Universidade de Lisboa, nome dado à iniciativa, podem conhecer e interagir, de forma dinâmica, nos laboratórios, salas de aulas, centros de investigação e outros espaços do campus.

Para alunos mais velhos, que já frequentam a universidade há estágios de verão que permitem ter contato com o mercado de trabalho.

Para saberes quais são e onde os encontrar, damos-te algumas sugestões:

  • Através da tua universidade ou universidades da mesma área

Fica atento(a) aos anúncios de estágios na tua universidade, porque esta é uma das melhores formas de estares a par das ofertas disponíveis.

A maioria das universidades disponibiliza gabinetes onde os estudantes podem encontrar estágios à sua medida, em empresas reconhecidas.

  • Através da Comissão Europeia

É possível fazer estágios de verão numa instituição europeia. As ofertas estão disponíveis no Portal Europeu da Juventude ou no Eurodesk Opportunity Finder. Nestas plataformas podes encontrar os programas de Summer Internship do Banco Central Europeu, Comissão Europeia, Comité Económico e Social Europeu, Parlamento Europeu, entre outros. É só estares atento(a) às ofertas.

  • Em sites e redes sociais

estagiar.pt é um site português, onde podes encontrar informações úteis sobre estágios e ofertas em várias áreas, que são divulgadas diariamente.

Para estágios de verão, deves pesquisar em “estágio de verão” no motor de pesquisa. Podes ainda registar-se no site, de forma gratuita, ter acesso às newsletters e receber as ofertas no teu email. Vale a pena dares uma vista de olhos.

  • Através do LinkedIn

O LinkedIn é um dos meios mais usados atualmente para encontrar emprego e fazer contatos. Há também estágios de verão. Para conhecê-los podes pesquisar por “estágio de verão” ou “summer internship” já que muitos empregadores publicam os seus anúncios em inglês.

 

A informação contida neste artigo tem caráter meramente informativo, não devendo nem podendo desencadear ou justificar qualquer ação ou omissão, nem sustentar qualquer operação ou ainda substituir qualquer julgamento próprio dos leitores, sendo estes, por isso, inteiramente responsáveis pelos atos e omissões que pratiquem. O Banco BNI Europa declina, desde já, qualquer responsabilidade pelas decisões, ou pelos resultados que resultem, direta ou indiretamente, da utilização da informação contida neste artigo, independentemente da forma ou natureza que possam vir a revestir.