O Leasing Automóvel é um crédito que financia até 100% a compra de um veículo, pago em prestações mensais e com todos os encargos legais incluídos.
Neste formato, o carro fica em nome da entidade financeira e, no fim do contrato, a pessoa decide se o quer comprar, mediante o pagamento do valor residual, parcela previamente definida que deve ser liquidada no final do empréstimo.
Assim sendo:
- O proprietário do automóvel, no decurso do contrato, é a instituição de crédito.
- A aquisição do automóvel no final do contrato é facultativa.
- Na locação financeira (leasing), a instituição de crédito (a “locadora”) cede ao cliente (o “locatário”) a utilização temporária do automóvel, em contrapartida do pagamento de uma renda mensal.
- No final do contrato, o cliente poderá adquirir o automóvel, se quiser, mediante o pagamento do valor definido no contrato (o chamado “valor residual”).
Actualmente é fácil contratar um financiamento através de leasing, mas deve fazer as contas antes de se decidir. Há muitas ofertas de leasings, seja de instituições financeiras, seja através das várias marcas automóveis que têm as suas próprias financeiras.
O leasing também é vantajoso para empresas, porque tem alguns benefícios fiscais associados.
Antes de avançar para um leasing deve avaliar bem os seguintes itens e os custos associados:
- O comprador não é titular do veículo até ao fim do contrato, ou até o liquidar por inteiro. E se o fizer antes do prazo sofre penalizações.
- Há custos com o processo de abertura.
- Há juros e valor da renda mensal a pagar.
- Há penalizações por possíveis atrasos nos pagamentos.
- Há eventuais seguros e custos inerentes.
No fim do contrato, o leasing permite duas opções: exercer o direito de opção de compra, adquirindo a viatura mediante o pagamento do respectivo valor residual, pré-estabelecido no acordo de locação financeira, ou devolver a viatura à empresa de locação financeira.
A quem se destina o Leasing
- Empresas
- Empresários em Nome Individual
- Profissionais Liberais
- Particulares
Uma nota importante, ao contratar o leasing, é verificar se a entidade financeira lhe solicita a subscrição de outros produtos, como por exemplo, Seguro de Vida ou Protecção Desemprego. Nestes casos, deverá analisar se compensa ter essas despesas e o impacto das mesmas na sua prestação mensal.
Qual a diferença entre Leasing e Renting?
Primeiro é preciso referir que o renting não é um crédito mas sim um aluguer.
No renting, o cliente paga uma renda mensal pelo uso do automóvel. Este serviço assegura custos de manutenção, pacote de seguros, gestão de impostos ou mesmo assistência em viagem.
Desta forma, todas as questões relacionadas com a gestão do automóvel serão remetidas à empresa locadora, sem que o cliente tenha quaisquer encargos. No fim do contrato, o cliente tem a possibilidade de adquirir o bem, mediante o seu pagamento.
Assim, em comparação com o leasing, pode dizer-se que este passa por comprar um determinado bem, enquanto o renting, passa por poder utilizar um bem, durante um determinado período de tempo. De uma forma geral, o leasing é mais procurado por particulares, enquanto o renting por empresas.
A informação contida neste artigo tem caráter meramente informativo, não devendo nem podendo desencadear ou justificar qualquer ação ou omissão, nem sustentar qualquer operação ou ainda substituir qualquer julgamento próprio dos leitores, sendo estes, por isso, inteiramente responsáveis pelos atos e omissões que pratiquem. O Banco BNI Europa declina, desde já, qualquer responsabilidade pelas decisões, ou pelos resultados que resultem, direta ou indiretamente, da utilização da informação contida neste artigo, independentemente da forma ou natureza que possam vir a revestir.