GPS   ::  24 Setembro 2019

As regras de segurança indispensáveis nas compras online

Com o crescente aumento das compras online, o Banco de Portugal publicou uma lista com conselhos a ter em conta no momento de fazer compras online utilizando o cartão de crédito.

Com as novas regras de “autenticação forte”, medidas em vigor desde este mês, os consumidores ficam mais protegidos. Mesmo assim, existem comportamentos que deve adotar como hábitos para fazer compras seguras.

Antes de se ligar à internet

  • Evite usar equipamentos públicos.
  • Proteja o seu smartphone, tablet ou computador com programa antivírus e anti-spyware e com firewall.
  • Atualize regularmente os programas que protegem o seu equipamento. 

Quando utiliza a internet

  • Não utilize palavras-passe óbvias (por exemplo, 123456, ou a data de nascimento, porque é uma informação pessoal fácil de obter).
  • Não divulgue as suas palavras-passe a terceiros, nem as transporte em cadernos ou carteiras.
  • Não abra e elimine imediatamente qualquer mensagem de email de caráter duvidoso.
  • Não abra links nem faça downloads de fontes desconhecidas.
  • Não inscreva dados confidenciais e outras informações em sítios de internet cuja autenticidade não esteja assegurada. 

Quando faz uma operação bancária 

  • Certifique-se de que a instituição está autorizada a prestar serviços bancários ou a realizar pagamentos em Portugal. 
  • Escreva sempre o endereço eletrónico pretendido. Não aceda à página através de links em mensagens de email, através de endereços gravados nos “Favoritos” ou no “Histórico”, nem através de resultados de pesquisas.
  • Verifique se o endereço a que pretende aceder se inicia com https:// e se aparece um cadeado no final do endereço ou na barra inferior da janela.
  • Nunca divulgue a totalidade das coordenadas do cartão matriz de acesso ao serviço de homebanking (a sua instituição financeira nunca pedirá que o faça). 

Quando faz uma compra online

  • Antes de fazer uma compra, procure informações sobre o vendedor. Se vai fazer um pagamento a uma entidade pela primeira vez, informe-se sobre a mesma, verifique se a entidade tem os dados na net como informação de contacto, morada, telefone, e-mail, etc.
  • Seja cauteloso perante ofertas irrecusáveis ou promoções incomuns, porque podem corresponder a situações de fraude!
  • Utilize cartões virtuais (pode criá-los através de um caixa automático ou do homebanking) ou use instrumentos de pagamento com segurança acrescida (por exemplo: cartões com limite de crédito, com reduzido prazo de validade ou com procedimentos de autenticação adicionais). 

Depois de fazer uma operação bancária ou uma compra online

  • Guarde sempre informação sobre o vendedor e os registos das transações efetuada.
  • Sempre que possível, faça o print screen dos dados da operação.
  • Verifique regularmente o seu extrato.
  • Consulte periodicamente a sua conta e confirme se os movimentos realizados com o seu cartão foram devidamente registados e se os valores estão corretos.

Perda, roubo, furto ou falsificação

  • Em caso de perda, roubo, furto, apropriação indevida do cartão ou se suspeitar que ele foi clonado ou falsificado, deve comunicar imediatamente a SIBS, entidade de pagamentos eletrónicos através dos números 808 201 251 ou 217 918 780 . O seu cartão será cancelado de imediato.  Deve também cancelar o cartão junto do seu banco.
  • Se forem realizadas operações de pagamento não autorizadas antes da comunicação ao emitente do cartão, o titular tem de pagar, em regra, os montantes indevidamente movimentados até ao máximo de 50 euros. Este limite de 50 euros não se aplica em situações de atuação fraudulenta do titular do cartão, de incumprimento deliberado das suas obrigações ou de negligência grave.
  • Depois de ter notificado o emitente do cartão, o titular não é responsável pelo pagamento dos valores decorrentes da utilização subsequente do cartão, exceto se tiver atuado de forma fraudulenta.
  • Pode ainda fazer uma participação às autoridades (PSP, GNR, PJ ou Ministério Público).

 

A informação contida neste artigo tem caráter meramente informativo, não devendo nem podendo desencadear ou justificar qualquer ação ou omissão, nem sustentar qualquer operação ou ainda substituir qualquer julgamento próprio dos leitores, sendo estes, por isso, inteiramente responsáveis pelos atos e omissões que pratiquem. O Banco BNI Europa declina, desde já, qualquer responsabilidade pelas decisões, ou pelos resultados que resultem, direta ou indiretamente, da utilização da informação contida neste artigo, independentemente da forma ou natureza que possam vir a revestir.