Para a maioria das pessoas a única fonte de receita é o ordenado, mas com o avanço da tecnologia surgiram novas formas de acumular capital. Quanto mais diversificar os seus investimentos, mais dinheiro pode ganhar, e ficar menos dependente de apenas uma entidade patronal.
Fontes de receita a ter em conta
- Ordenado
É a forma mais comum de ganhar dinheiro. Um funcionário de uma empresa trabalha, habitualmente, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, ou seja, 40 horas semanais. Aqui verifica-se uma troca de tempo por dinheiro. Independentemente da sua produtividade o ordenado é garantido. Existe também o salário por produtividade, na qual o tempo de trabalho faz pouca diferença ou nem influencia. A remuneração do trabalhador vem de bens produzidos ou serviços prestados por ele.
- Horas Extras
O dinheiro pago por horas extras significa trabalhar fora do horário normal e ser remunerado pelas horas a mais de serviço. Aqui, as horas extra trabalhadas serão usadas como base para a remuneração.
- Lucro
Diferença entre o custo de um produto ou serviço e o preço de venda do mesmo. Qualquer que sejam os seus produtos ou serviços, para saber o lucro basta diminuir ao capital gasto a quantidade de receita.
- Rendas
Rendimentos provenientes do arrendamento de imóveis, seja uma loja, um armazém, terreno, casa ou apartamento.
- Juros
Rendimento dos investimentos ou dos depósitos a prazo com as melhores taxas de juro. Tenha em conta a duração do depósito: quanto mais longo, mais juros lhe dará mas, por outro lado, a mobilização do depósito antes do prazo pode implicar penalizações.
- Dividendos
Distribuição dos lucros das empresas aos seus acionistas. No entanto, nem todas as empresas cotadas em Bolsa pagam dividendos. E, quando o fazem, é de forma variável.
- Royalties
Dinheiro proveniente de direitos de autor. Consiste numa quantia que é paga por alguém ao proprietário dos direitos, para usar, explorar ou comercializar um produto, obra, terreno, etc.
No mundo da música, por exemplo, os royalties são um valor pago ao autor ou compositor de uma determinada música, para ter o direito de usar ou reproduzir a música em questão.
- Patente
Exclusividade na venda de algo. É um direito exclusivo que se concede sobre uma invenção. A patente é um título expedido por um órgão oficial chamado INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial, que garante oficialmente que o objeto sob análise é realmente uma invenção e não uma mera descoberta.
- Vendas
Sites como o OLX permitem-lhe desfazer-se de coisas que já não usa e realizar um bom dinheiro. Pode ainda fazer trocas ou comprar produtos a baixo custo e, muitas vezes, ainda novos.
A informação contida neste artigo tem caráter meramente informativo, não devendo nem podendo desencadear ou justificar qualquer ação ou omissão, nem sustentar qualquer operação ou ainda substituir qualquer julgamento próprio dos leitores, sendo estes, por isso, inteiramente responsáveis pelos atos e omissões que pratiquem. O Banco BNI Europa declina, desde já, qualquer responsabilidade pelas decisões, ou pelos resultados que resultem, direta ou indiretamente, da utilização da informação contida neste artigo, independentemente da forma ou natureza que possam vir a revestir.