Investimento   ::  21 Janeiro 2020

Que tipo de investidor você é?

Há vários perfis de investidores ou perfis de risco que vão dos mais conservadores, aos moderados e arrojados ou agressivos. Esse perfil é determinado de acordo com o seu apetite ou aversão a riscos financeiros.

O que é o perfil de investidor?

O perfil do investidor é uma classificação que cada investidor, que aplica o seu dinheiro num produto de investimento, recebe e está ligada ao risco que esse mesmo investidor está disposto a assumir nas suas aplicações.

Essa classificação de perfil é uma exigência da CMVM (Comissão de Mercado de Valores Mobiliários), responsável por regulamentar o universo dos investimentos, aplicações financeiras e instituições envolvidas.

Por isso, as instituições financeiras devem identificar que tipo de investidor tem à sua frente e oferecerem produtos de investimento de acordo com o perfil do cliente.

Análise de perfil de investidor 

Esta análise é feita com base num questionário, para entender quais os riscos que o cliente está disposto a assumir ao fazer determinado investimento.

Com base no resultado, a instituição indicará quais são os produtos mais adequados para o cliente.

No mercado financeiro, usa-se muito o termo suitability para falar sobre a adequação dos produtos de investimentos ao perfil do investidor.

É importante dizer que o perfil de investidor não é imutável, ou seja, os investidores podem alterar o seu comportamento ao longo do tempo, principalmente quando começam a ganhar mais à vontade ao investir, conhecimento de como funciona o mercado financeiro e conforto com o risco.

Tipos de investidores

  • Conservador

Como o próprio nome sugere, o investidor de perfil conservador é mais cauteloso, procura a estabilidade do capital e tem maior aversão ao risco, isto é, prefere investir o seu dinheiro em produtos que não apresentam nenhum ou baixo risco. No geral, podemos dizer que o investidor conservador procura ganhos concretos com o menor risco possível, mesmo que para isso tenha uma rentabilidade baixa. Normalmente a sua carteira de investimentos é composta por ativos de rendimento fixo e apenas uma pequena parcela de ações ou produtos alternativos.

A distribuição dos seus ativos centra-se mais em obrigações do que em ações, tem por objetivo rentabilizar o capital e esperam uma rentabilidade superior às aplicações bancárias tradicionais. 

  • Moderado

Podemos dizer que o investidor de perfil moderado tolera correr um risco médio nas suas aplicações para obter um maior retorno – ele está disposto a assumir riscos um pouco maiores para ter uma rentabilidade também maior. Mas, ao mesmo tempo, não prescinde de alguma segurança. Investe em várias classes de ativos, moedas e geografias de modo a conseguir obter um equilíbrio entre segurança e rentabilidade.

Por outras palavras, ele não é completamente avesso ao risco e aceita assumir parte dele para ganhar mais, mas também se preocupa com a segurança. Geralmente, os moderados são investidores que já têm à-vontade no mercado financeiro.

A  sua distribuição de ativos clássica é de 50% obrigações e 50% em ações, pretendem valorizar o seu capital e uma rentabilidade superior à de produtos com taxas de juro de médio/longo prazo.

  • Arrojado ou agressivo

Investidores agressivos ou arrojados estão dispostos a expor a sua carteira a um risco maior e aceitar as oscilações do mercado para ter maior rentabilidade – e até consideram perder parte do património nos investimentos. Numa carteira de investimentos, a maior parte das suas aplicações está em produtos de taxa variável – ações, fundos de ações, opções, entre outros.

A sua distribuição de ativos normalmente situa-se em 30% de obrigações e 70% de ações, e pretendem rentabilidade similar à do mercado acionista.

Características pessoais

Uma característica muito importante que investidores agressivos devem ter é inteligência emocional para lidar as com possíveis perdas financeiras além, claro, de economias ou fontes de receita para lidar com essas situações. Normalmente os investidores de perfil arrojado já conhecem bem o mercado financeiro e têm um património mais robusto, portanto podem expor-se mais ao risco.

Seja um investidor experiente ou inexperiente, para ter sucesso nos seus investimentos deve levar em conta fatores como a idade, situação financeira, objetivos, prazos de investimento e tolerância ao risco.

Quanto maior o risco que está disposto a correr, maior poderá ser o retorno do investimento e quanto mais cedo começar a investir, mais tempo tem para fazer uma boa poupança.

Os investidores que queiram investir num curto prazo, mas em ativos de risco, estão sujeitos a maiores perdas, em comparação com os investidores que investem a longo prazo. O normal no mercado é a normalização dos preços com o decorrer do tempo.

Normalmente existem três objetivos financeiros clássicos: preservar o capital, obter um crescimento elevado do dinheiro ou a criação de uma renda que possibilite retirar quantias fixas de vez em quando.

Antes de se tornar um investidor, considere a sua situação financeira atual. Dependendo da mesma, pode beneficiar de distintas estratégias e soluções para dar resposta aos objetivos de liquidez e crescimento. Mas não esqueça que a objetividade e o rigor são muito importantes para o sucesso financeiro.

 

A informação contida neste artigo tem caráter meramente informativo, não devendo nem podendo desencadear ou justificar qualquer ação ou omissão, nem sustentar qualquer operação ou ainda substituir qualquer julgamento próprio dos leitores, sendo estes, por isso, inteiramente responsáveis pelos atos e omissões que pratiquem. O Banco BNI Europa declina, desde já, qualquer responsabilidade pelas decisões, ou pelos resultados que resultem, direta ou indiretamente, da utilização da informação contida neste artigo, independentemente da forma ou natureza que possam vir a revestir.