GPS   ::  11 Fevereiro 2020

O que é um Unicórnio em linguagem económica?

Certamente que este termo lhe é familiar e, apesar de não ter sido integrado há muito no nosso vocabulário, é a definição de topo de qualquer startup que queira ficar na história.

A definição exata de unicórnio é simples: são startups tecnológicas avaliadas em mais de mil milhões de dólares. O exemplo mais famoso de unicórnio é o Facebook, mas empresas como a Dropbox ou a SpaceX também constam da lista. Estas empresas são avaliadas com base no seu potencial e nas suas oportunidades de conquistar mercado.

As startups unicórnio que marcaram as décadas passadas, nasceram em momentos de grande progresso e inovação tecnológica: foi na altura em que a Apple criou o laptop; a Google desenvolveu a generalização do acesso à Internet e o Facebook começou a explorar o potencial das redes sociais.

A expressão Unicórnio foi usada pela primeira vez por Aileen Lee, uma investidora americana, num artigo que escreveu com o título – “Bem-vindo ao clube dos Unicórnios: aprendendo com as startups de um bilhão de dólares”.

A analogia com a palavra “unicórnio” deriva da ideia de que este tipo de empresa é rara ou quase inexistente, tal como os unicórnios conhecidos por serem mágicos. Se pensarmos que as empresas unicórnio começaram com ideias disruptivas e tiveram sucesso quase por magia, a palavra parece fazer ainda mais sentido.

Quantos Unicórnios existem?

No início deste ano (2020), segundo a consultoria CB Insights, foram identificadas 442 unicórnios no mundo.

E atualmente, para além das Unicórnio, já se fala de Decacórnios e Hectocórnio para empresas avaliadas em mais de U$ 10 bilhões e U$ 100 bilhões, respetivamente.

Embora seja importante dizer que a avaliação do valor de um unicórnio não é simples de determinar, porque as empresas podem ainda não ter capital aberto e a avaliação é apenas feita com base nos fundos que investem nela.

Estes fundos investem no potencial das startups e acreditam nelas ao dar-lhes apoio para o seu crescimento. E não tem pressa pelo retorno do investimento.

Qual é o segredo para se tornar um Unicórnio?

Saber responder a esta pergunta significa mudar de vida!  Este milagre de uma empresa, que surge de uma ideia diferente, passar a valer um milhão de dólares não é algo que aconteça num golpe de sorte. Na verdade, parte delas não sobrevive aos primeiros anos – de acordo com a CB Insights, 70% das startups não chegam ao segundo ano depois de terem o seu primeiro investimento.

Isto significa que não existe uma fórmula mágica, embora Unicórnios de destaque partilhem de alguns princípios básicos:

  • Respeitam os próprios valores

Os funcionários tem um objetivo concreto e foco no mesmo. Por exemplo, tentam implementar as ideias em que acreditam, mesmo que não seja bom para a empresa no imediato. Ou seja, não cedem à tentação de crescer a qualquer preço, sem integridade.

  • Não se perdem em detalhes

Focam-se no que realmente importa. O negócio das startups é rápido e orientado para preencher aquilo que o mercado ainda não oferece. É por isso que muitos empreendimentos de sucesso adotam metodologias ágeis para se tornarem mais eficientes.

  • Mantêm o foco em resultados

Startups que se direccionam bem para os resultados têm mais hipóteses de serem bem-sucedidas.

Ser um Unicórnio não deveria ser um objetivo por si só, mas uma consequência de uma excelente ideia suportada por um trabalho bem feito.

 

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