Investimento   ::  20 Fevereiro 2020

Para enriquecer é preciso ser simples

Enriquecer é algo que muitos consideram uma utopia, outros uma realidade distante ou um sonho irrealizável. Mas a verdade é que, para acumular riqueza, é preciso ter uma vida simples. E, segundo diversos especialistas, é possível enriquecer, ou pelo menos ter uma vida melhor, mas são poucos os que “pagam o preço alto” para lá chegar.

Para quem já tem algum património ou é um bom investidor, é fácil fazer render o dinheiro. Mas o comum dos mortais terá de fazer sacrifícios. Alguém que queira acumular riqueza não pode ter muitas necessidades ou vícios.

Então, a primeira premissa é que para acumular tem de ganhar muito mais do que aquilo que gasta.

Imagine alguém que ganha dinheiro de uma herança e o vai gastando até que não reste nada. Essa pessoa não é rica, nem ficou rica porque as suas necessidades foram superiores aos recursos.

No livro “Pai Rico, Pai Pobre”, Robert Kyiosaki fala na “corrida de ratos”, uma corrida inglória dos ratinhos num laboratório, que tentam fugir mas, como estão dentro de uma roda, não saem do mesmo sítio.

É exatamente o que acontece às pessoas que precisam sempre de mais dinheiro, porque o que ganham nunca é suficiente. E até pode ser que consigam aumentar os seus rendimentos mas, em vez de pouparem, aumentam sempre as suas despesas. E assim nunca conseguem sair desse ciclo vicioso.

Para escapar dessa corrida, Kyiosaki explica que se deve canalizar o dinheiro para comprar ativos ao invés de passivos. Os ativos são bens geradores de receita, como imóveis para alugar ou o rendimento de  investimentos. Já os passivos são bens geradores de despesa, como uma casa para viver, carro ou outros bens de consumo.

Todas as decisões que tomamos são baseadas em princípios ou pensamentos que vamos adquirindo ao longo da vida. Com o dinheiro é igual. O que vimos e aprendemos em pequenos é o que habitualmente replicamos em adultos.

T. Harv Eker, em “Os Segredos da Mente Milionária”, fala da fórmula: P>S>A>R. Esta significa que: Pensamentos geram Sentimentos, Sentimentos geram Atitudes e Atitudes geram Resultados. Ou seja, tudo começa nos Pensamentos. Para ter uma mente milionária é preciso ter atitudes construtivas no que diz respeito ao dinheiro.

Investir é pôr o dinheiro a trabalhar para si

Os rendimentos são o resultado do trabalho que o investimento faz para si.

Pode começar com pouco dinheiro e à medida que vai ganhando, aprendendo e sentindo mais confiança vai investindo mais.

A riqueza deve ser encarada como algo sistemático e de longo prazo. É um trabalho de formiguinha: quem é mais perseverante é quem vence.

Retenha estas ideias

  • Procure não gastar mais do que ganha.
  • Evite as dívidas. Se tiver de pedir dinheiro emprestado, faça-o apenas se precisar dele para sobreviver ou se tiver a certeza que vai conseguir liquidar a dívida.
  • Vai ter de escolher se quer ser rico ou parecer rico, porque os dois podem não ser compatíveis. Ao gastar muito em casas, férias ou carros vai parecer rico mas provavelmente deixará de o ser mais tarde.
  • Invista quando o mercado está em crise e venda em alta.
  • Viva como se morresse amanhã, mas invista como se vivesse para sempre. Aproveite a vida mas poupe sempre algum dinheiro.
  • Tempo não é dinheiro, dinheiro é tempo. O ideal é que use o máximo de tempo possível a fazer coisas que gosta, e ter dinheiro é o recurso que lhe via permitir fazer isso.
  • Não corra riscos. Estude ao máximo as suas opções antes de fazer investimentos.
  • Se não é rico por herança, talento extraordinário, sorte, negócio próspero ou casamento, só há uma outra forma de lá chegar – gastar sempre menos do que ganha e investir conscientemente.

 

A informação contida neste artigo tem caráter meramente informativo, não devendo nem podendo desencadear ou justificar qualquer ação ou omissão, nem sustentar qualquer operação ou ainda substituir qualquer julgamento próprio dos leitores, sendo estes, por isso, inteiramente responsáveis pelos atos e omissões que pratiquem. O Banco BNI Europa declina, desde já, qualquer responsabilidade pelas decisões, ou pelos resultados que resultem, direta ou indiretamente, da utilização da informação contida neste artigo, independentemente da forma ou natureza que possam vir a revestir.