Investimento   ::  9 Abril 2020

Como minorar o impacto da pandemia nos pequenos negócios

Com a obrigatoriedade de encerrarem, os pequenos negócios e o comércio tradicional têm registado muitos prejuízos e, apesar de poderem contar com alguns apoios estatais, têm nesta altura de se adaptar a uma nova realidade totalmente desconhecida.

É comum dizer-se que as crises podem representar grandes oportunidades de mudança, e isto pode aplicar-se também na economia.

Restaurantes e bares que não aderiram ao take away, ginásios, cabeleireiros, atividades ligadas ao turismo, comércio em geral e feiras e eventos, têm sido dos sectores mais penalizados pelas restrições impostas devido à pandemia do coronavírus.

Que podem os empresários fazer, neste momento, para atenuar o seu prejuízo?

  • Antes de mais, é muito importante terem os cuidados recomendados pela Direção Geral de Saúde, para que todos os que têm de trabalhar ou consumir os produtos de determinado estabelecimento comercial se sintam seguros.
  • Criar uma forma eficaz de comunicação com os funcionários, para se inteirarem do estado de saúde de toda a equipa e oferecer ajuda aos colaboradores, é muito importante.
  • Substituir as reuniões físicas por reuniões digitais, usando ferramentas como Skype, Google Hangout, WhatsApp, Zoom e outras. Muitas delas são gratuitas e de fácil utilização.

Planeamento

  • Faça um orçamento que preveja vários cenários futuros e estude as implicações financeiras e operacionais de uma obrigatória paragem prolongada.
  • Informatize tudo o que possa para ser mais acessível trabalhar remotamente.
  • Pode haver mais faltas que o habitual nos locais de trabalho. Tenha isso em consideração nos seus planeamentos e mapas de trabalho.
  • Treine os funcionários para desempenhar funções essenciais, de modo a que possa operar mesmo que os principais funcionários estejam ausentes.

Seja flexível para alterar as suas práticas de negócios, se necessário, para manter operações críticas (por exemplo, identificar fornecedores alternativos, dar prioridade a clientes ou suspender ou alterar temporariamente algumas de suas operações).

Marketing e Comunicação

Esta é uma boa altura para dar o salto tecnológico. Tente investir no digital. Pense que quem está em casa vai usar os meios digitais para compras e contratações. Mostre os seus serviços.

Atualize a sua página de internet, comunique pelas redes sociais e aproveite esta época para promover os seus produtos ou serviços, em Portugal e no estrangeiro.

Crie ou atualize canais digitais como Google Maps, e-commerce e redes sociais. 

É um investimento para agora e para o futuro.

 

A informação contida neste artigo tem caráter meramente informativo, não devendo nem podendo desencadear ou justificar qualquer ação ou omissão, nem sustentar qualquer operação ou ainda substituir qualquer julgamento próprio dos leitores, sendo estes, por isso, inteiramente responsáveis pelos atos e omissões que pratiquem. O Banco BNI Europa declina, desde já, qualquer responsabilidade pelas decisões, ou pelos resultados que resultem, direta ou indiretamente, da utilização da informação contida neste artigo, independentemente da forma ou natureza que possam vir a revestir.