GPS   ::  27 Fevereiro 2020

A importância de ter bom ambiente no local de trabalho

A pressão do mercado de trabalho, onde há cada vez mais exigência e concorrência, pode contribuir para o mau ambiente laboral. Com tantas despesas assumidas e assustados com a perspetiva de perderem o emprego, muitos olham os colegas como concorrentes em potencial.

Estes medos fazem com que as pessoas não sintam prazer em ir trabalhar e esta realidade também pode afetar, e muito, a produtividade das empresas.

Mas cada um pode fazer a diferença. Ao partilhar o seu conhecimento com os colegas, está a ser solidário, a trabalhar em equipa e a consequência disso é que, normalmente, as pessoas são gratas com quem as ajuda.

Os colegas não têm de ser necessariamente concorrentes porque, se fizer bem o seu trabalho, não tem nada a temer.

Na perspetiva das empresas, também é importante que haja bom ambiente de trabalho. Quando as pessoas se sentem bem, desempenham melhor as suas funções e são mais colaborativas.

 Algumas sugestões para melhorar as relações laborais

  • Boa Comunicação

É importante uma boa comunicação nas empresas, para que os objetivos comuns sejam claros e as pessoas estejam alinhadas com os mesmos. Evite conversas paralelas e seja sempre direto no que quer comunicar. Isso ajuda a que os outros entendam a mensagem e melhora os relacionamentos. As pessoas confiam em alguém que é direto e honesto.

  • Não culpar os outros

Mesmo que não tenha responsabilidade em algum erro ou problemas dentro de um projeto da empresa, culpar diretamente os outros não é uma tarefa que o valorize. Pode até defender-se, mas não lhe compete julgar quem teve a culpa ou apontar o dedo aos seus colegas. Apurar responsabilidades é uma tarefa dos diretores ou chefes.

  • Celebrar as conquistas alheias

Quando colegas alcançam metas ou são bem-sucedidos num projeto, deve valorizar essas conquistas. Assim como quando for consigo, gostará de ser valorizado e reconhecido. Estas atitudes demonstram companheirismo e interesse pelo sucesso do trabalho de toda a equipa e, em simultâneo, evita rivalidades.

  • Ser flexível

Partilhar opiniões e ouvir o que os outros têm a dizer é importante. Toda a gente gosta de ser valorizada e reconhecida.

É importante mostrar disponibilidade para ajudar os colegas quando for possível e igualmente deixar-se ajudar quando for necessário. O trabalho em equipe funciona muito melhor que o individualismo para alcançar metas e, além disso, permite compartilhar conhecimentos e estreitar as relações laborais.

 

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Créditos imagem: mohamed Hassan por Pixabay