GPS   ::  12 Março 2020

Agora pode ficar a par das suas dívidas através de uma App instalada no telefone

O Banco de Portugal (BdP) lançou uma aplicação gratuita que permite a cada pessoa ter acesso ao seu Mapa de Responsabilidades de Crédito e onde se pode ver, em minutos, tudo o que se deve e a quem.

O constrangimento de ter de se deslocar aos serviços do BdP acabou. Afinal nem sempre é fácil deslocar-se ou mesmo ter o à vontade necessário para perguntar sobre estes temas, que muitas vezes se revelam sensíveis para os devedores. Mas agora é bastante mais simples: basta apenas utilizar as credenciais de acesso ao Portal das Finanças e já pode consultar na app o seu Mapa de Responsabilidades de Crédito, ou seja, obter informação sobre os créditos que existem em seu nome, seja enquanto devedor, seja na qualidade de avalista/fiador.

O BdP esclarece ainda que o Mapa de Responsabilidades de Crédito inclui informação individual sobre todos os contratos de crédito celebrados pela pessoa, organizados por instituição e informação agregada sobre o número de contratos subscritos. É possível ficar também a saber o montante em dívida total, o montante em incumprimento, o montante potencial e o número de contratos com garantias associadas.

Mediante autenticação, também pode consultar o seu mapa de contas, obtendo informação sobre as contas das quais é titular, abertas e encerradas, incluindo contas de depósito, de pagamento, de crédito e de instrumentos financeiros. Ou seja, apenas através de uma app pode saber todo o seu histórico de relacionamento com entidades financeiras.

A nova app contém ainda um conversor de moeda, baseado nas taxas de referência diárias publicadas pelo Banco de Portugal e pelo Banco Central Europeu.

Se quiser tirar dúvidas também pode fazê-lo através deste aplicativo que está disponível para download na App Store e no Google Play e que, como referimos, agrega todos os dados sobre o seu histórico de crédito.

 

A informação contida neste artigo tem caráter meramente informativo, não devendo nem podendo desencadear ou justificar qualquer ação ou omissão, nem sustentar qualquer operação ou ainda substituir qualquer julgamento próprio dos leitores, sendo estes, por isso, inteiramente responsáveis pelos atos e omissões que pratiquem. O Banco BNI Europa declina, desde já, qualquer responsabilidade pelas decisões, ou pelos resultados que resultem, direta ou indiretamente, da utilização da informação contida neste artigo, independentemente da forma ou natureza que possam vir a revestir.