GPS   ::  1 Julho 2019

Anda à procura de emprego? Saiba quais as qualidades mais valorizadas pelos recrutadores

É indiscutível a importância da formação e da experiência profissional numa candidatura de emprego. Mas entre dois candidatos com percursos semelhantes, competências pessoais como a confiança, o espírito de equipa e a capacidade de decisão, podem ser decisivos no momento de escolher.

Para melhorar o seu desempenho pessoal numa entrevista considere o seguinte:

1. Estude a empresa

Ir a uma entrevista de emprego sem saber nada sobre a empresa e o cargo a que se candidata não é boa ideia. Pode ser visto como um sinal de desinteresse ou irresponsabilidade. Procure informar-se sobre a empresa antes da entrevista. Na Internet, página da empresa ou linkedin pode ficar a saber tudo o que precisa para brilhar no primeiro contato com os recrutadores.

2. Mostre-se disponível

Mostrar-se disponível para trabalhar, dar boas ideias e garantir que gosta de estar presente em momentos de crise, são atitudes que muitas empresas procuram num candidato.

Traz segurança e confiança às equipas onde pode vir a inserir-se.

3. Saiba avaliar os potenciais problemas

Olhar para além do trabalho e ter capacidade de antecipar um problema é uma mais-valia e um sinal de que se importa com a empresa.

  4. Mostre que sabe tomar decisões

É importante agir calmamente nas alturas de maior pressão e pensar de forma prática sobre os problemas. Uma forma de avaliar esta capacidade no momento da entrevista é através de perguntas, simulações de problemas e dinâmicas de grupo. Seja confiante e pragmático na forma como olha as questões.

5. Mostre que é responsável 

Mostrar-se uma pessoa confiável e responsável que costuma cumprir os timings nos projetos é sempre uma mais valia. Fale de experiências suas anteriores. 

6. Empatia e gosto pelo trabalho em equipa

A capacidade de mostrar proximidade e compreensão com os restantes companheiros de trabalho ajuda a criar um ambiente laboral favorável. Durante toda a sua carreira profissional, irá trabalhar com vários colegas, sendo todos diferentes. Por isso, as empresas pretendem candidatos que sejam afáveis, que se adaptem aos diferentes perfis e, acima de tudo, que sejam capazes de desenvolver um bom trabalho com os colegas.

7. Partilhe as suas ideias

As boas ideias e novas visões são sempre bem vistas. Estude bem a empresa e leve sugestões para novos projetos. Partilhar o que pensa também revela que é generoso.

8. Seja ambicioso

Os recrutadores procuram pessoas com ambições e planos, ao invés de candidatos que queiram apenas desempenhar as suas tarefas de forma mecânica e receber o ordenado ao fim do mês.

 

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