Mundo Fintech   ::  17 Junho 2020

Apps que ajudam a ter as suas contas em ordem

São muitos os motivos pelos quais podemos dizer que a tecnologia teve (e continua a ter) o condão de nos facilitar a vida. E hoje apresentamos mais um: a gestão das suas finanças pessoais pode ser feita no seu smartphone ou tablet, através de uma destas apps.

Para ter uma visão geral sobre a gestão do seu dinheiro já não necessita de perder tempo a apontar tudo ou a arquivar faturas. Porque não aproveitar as horas que passamos, por dia, colados ao nosso smartphone ou tablet para utilizar uma das muitas aplicações disponíveis para gestão do orçamento pessoal ou familiar?

Desde opções voltadas para investimentos financeiros, às que ajudam no controlo de gastos pessoais, passando pelas que permitem estabelecer um plano de poupança, as que têm funcionalidades gratuitas ou pagas, o objectivo é sempre o mesmo: facilitar a gestão das suas finanças pessoais. Por isso aceda à Play Store ou App Store, descarregue a aplicação que melhor se adequa às suas necessidades e automatize o controlo do seu dinheiro.

  • Boonzi

É portuguesa e permite ao utilizador ter uma visão geral de todos os gastos associados às contas bancárias, detalha e organiza despesas nos vários tipos de consumo e transações por categorias e cria relatórios que auxiliam na poupança e a perspectivar os meses seguintes. Para ajudar, permite efectuar o upload do seu extrato bancário para o seu telemóvel. É uma aplicação paga, mas pode testá-la gratuitamente por um mês.

  • Home Budget

Ideal para gerir orçamentos familiares, pois permite partilhar o mesmo com os outros membros através da adaptação a vários dispositivos. Talvez não seja a ferramenta ideal por ser paga e permitir um grande volume de dados, tornando a sua utilização menos friendly, mas garante flexibilidade e adaptação às necessidades e é uma das mais completas para organização de finanças familiares.

  • Mint

Todas as contas organizadas num só lugar e sempre à mão? É isto que promete (e cumpre) a aplicação Mint que permite sincronizar as contas bancárias e cartões de crédito, ajudando o utilizador a registar e controlar os gastos e a ter mais consciência dos limites do seu orçamento.

  • Mobills Budget and Bill Reminder

Este gestor financeiro é das opções mais recomendadas em diversos sites da especialidade. Para utilizar é necessário criar uma conta mas as funcionalidades são imensas: permite registar receitas e despesas por categorias, identificar despesas repetidas, comparar gastos anuais e mensais, sinalizando a categoria com mais gastos, definir várias carteiras, criar um orçamento mensal e até dá uma ajuda na gestão de investimentos, através da funcionalidade de cálculo de juros.

As informações são integradas em tempo real e pode definir alertas, que podem também ser enviados por email, quando ultrapassar determinado patamar do seu orçamento.

  • Moneyboard

O seu design clean e descomplicado, promete uma utilização intuitiva e simples. A Moneyboard permite definir categorias de despesa de acordo com a rotina diária do utilizador, assim como registar poupanças e investimentos e definir notificações reminder para registo das despesas diárias. Todos os registos podem ser guardados num único ficheiro, que pode ser exportado para a cloud.

  • MoneyWise

Esta app tem um leque de funcionalidades muito interessante: pode ser usada sem ligação à internet; aceita um grande leque de divisas e converte valores com taxas de câmbio configuradas manualmente, podendo ajudar em deslocações ao estrangeiro; permite configurar orçamentos semanais, quinzenais ou mensais e tem o Excel como ferramenta de exportação de informação.

A Money Wise tem também uma versão Pro que promete ainda mais opções.

  • Pocket Guard

Se tem receio de associar os seus dados bancários a uma aplicação, a Pocket Guard confere uma encriptação de nível máximo, para além de permitir ter as suas contas bancárias num só lugar, dando-lhe uma visão geral do seu património financeiro e ajudando a perceber quando pode gastar e quanto deve poupar.

  • Toshl Finance

É das aplicações preferidas dos utilizadores e especialistas, tem uma versão free e outra paga e a principal característica é ser bastante personalizável. É possível registar mais do que uma fonte de rendimento (versão paga), permite o acompanhamento da situação financeira em dois orçamentos distintos e personalizar as categorias de despesas e receitas.

Com esta app pode também trabalhar em diversas moedas, incluindo as digitais, e visualizar e exportar relatórios.

  • Wally

Com um design simples e intuitivo, a Wally é uma aplicação que permite registar todas as despesas e tem uma característica muito interessante: permite activar a localização e organizar as informações de maneira precisa através de um mapa, incluindo hora e data, ajudando a manter a organização das finanças pessoais… ao detalhe.

  • You Need a Budget

É diferente de todas as outras apps até agora apresentadas, pelo simples facto de ajudar o utilizador a organizar as suas finanças de forma a conseguir liquidar as dívidas, além não permitir gastos acima das possibilidades, incentivando a viver de acordo com os rendimentos reais.

Além disso, a You Need a Budget  também ajuda a poupar, para o caso de surgir algum imprevisto. Permite um período de experimentação gratuita de um mês.

 

 

A informação contida neste artigo tem caráter meramente informativo, não devendo nem podendo desencadear ou justificar qualquer ação ou omissão, nem sustentar qualquer operação ou ainda substituir qualquer julgamento próprio dos leitores, sendo estes, por isso, inteiramente responsáveis pelos atos e omissões que pratiquem. O Banco BNI Europa declina, desde já, qualquer responsabilidade pelas decisões, ou pelos resultados que resultem, direta ou indiretamente, da utilização da informação contida neste artigo, independentemente da forma ou natureza que possam vir a revestir.

Créditos imagem: Pexels por Pixabay