GPS   ::  15 Maio 2019

Calcule quanto vai receber de pensão e programe o seu futuro

Não precisa de sair de casa para ter uma ideia aproximada de quanto receberá de reforma após a sua retirada do mercado de trabalho. Agora, claro está que, quanto mais próximo da idade da reforma estiver mais fidedigno será o cálculo do valor estimado.

A Segurança Social Direta (SSD) é uma ferramenta útil que o (a) pode ajudar a gerir a sua situação contributiva e a planificar o futuro.

Neste site há um Simulador de Pensões que dá informações sobre o valor estimado da sua pensão quando chegar à idade de reforma sem ter de se deslocar a uma dependência física da Segurança Social.

Basta ter um computador e estar registado na Segurança Social Direta, o que hoje em dia também é simples de fazer. Basta digitar o seu número de identificação da Segurança Social e criar uma password ou então registar-se com o cartão de cidadão, necessitando para tal de ter um leitor de cartões.

Neste simulador pode ainda decidir qual o momento mais oportuno para pedir a reforma tendo em consideração as bonificações e penalizações aplicáveis.

Há duas opções de simulação:

  • Automática que se reporta à Pensão de Velhice do regime geral, que indica o valor estimado da sua pensão, obtido com base nos salários registados na Segurança Social.

Com esta simulação fica a saber a idade estimada da reforma e o valor bruto estimado da pensão. Caso pretenda, pode ainda escolher uma outra data para a reforma, ficando assim a saber se tem penalização ou bonificação na nova data;

  • À medida, disponível para Pensão de Velhice e também para Pensão de Invalidez Absoluta e Pensão de Invalidez Relativa, do regime geral. Nesta opção pode indicar a data que pretende, alterar a taxa de crescimento das remunerações ou a taxa de inflação.

Para além do regime geral, o simulador prevê também as pensões antecipadas por desemprego de longa duração e por flexibilização de idade, seja indicando as penalizações, por saída antecipada ou as bonificações, por prolongamento da vida activa

Se quiser pode alterar os valores dos salários anuais reais ou estimados utilizados para a simulação.

Se tiver anos em falta também pode adicioná-los. Neste item, tem ainda a possibilidade de mudar a taxa anual de inflação a aplicar aos salários e ao cálculo da pensão, e a taxa anual de crescimento a aplicar aos salários;

Tenha em conta que esta opção se destina apenas a quem tem descontos para a Segurança Social e uma carreira contributiva para este sistema de protecção social de, pelo menos, 15 anos.

As simulações baseiam-se nos salários registados na Segurança Social e nas regras em vigor. Para os anos de projecção, a ferramenta assume uma inflação de 0,5% ao ano e um crescimento real dos salários igualmente de 0,5% ao ano.

Os valores devolvidos pelo simulador (pensão, idade legal de reforma, bonificações e penalizações) não são vinculativos, isto é, não constituem um direito. As simulações são meramente indicativas. Isto porque têm por base as estimativas sobre a evolução de salários e a inflação.

Conhecer o valor estimado da pensão futura é importante para o ajudar a decidir atempadamente sobre a constituição de um complemento de reforma, sobretudo se quer reformar-se mais cedo.