GPS   ::  21 Março 2019

Como garantir que recebe o valor das suas faturas

Tome as medidas certas para que a sua empresa não seja vítima de dívidas!

Se trabalha como independente ou empresário, sabe que o atempado pagamento de faturas é algo que deve ser alvo da sua atenção. Há cuidados que pode e deve ter para evitar atrasos ou falhas de pagamento.

Em Portugal este é um dos problemas que mais afeta as PMEs porque o índice de risco de pagamento das faturas é dos mais longos da Europa, excedendo habitualmente os três meses e colocando em causa as empresas.

Para não ficar tão vulnerável ao mercado, pode adotar algumas medidas de prevenção no que respeita aos cumprimentos de prazos.

A política de premiação e penalidades a clientes, pela aplicação de descontos nos pagamentos a pronto ou multas para os incumpridores, também pode ser um mitigador de riscos.

Neste sentido, empresas como a Intrum Justitia, especializadas em serviços de gestão de créditos, dão alguns conselhos para minimizar os riscos de dívidas.

O que fazer internamente

  • Elabore e desenvolva continuamente uma política de crédito equilibrada e sólida que preveja os seus riscos e o seu crescimento.
  • Meça e acompanhe o capital investido na gestão de crédito para reduzir o custo do capital.
  • Faça um levantamento de quem são os seus clientes e procure conhecê-los melhor.
  • Esteja sempre a par das novidades e informações económicas do setor, incluindo a solvência dos principais clientes, e atualize regularmente as moradas dos mesmos.
  • Reduza as perdas dos clientes e fortaleça os relacionamentos com os mesmos, adaptando regras de crédito com base no comportamento e na capacidade de pagamento.
  • Tente recuperar o IVA das suas faturas, mesmo que ainda não as tenha recebido.
  • Equilibre a sua estrutura de clientes com base no potencial de risco e crescimento.

O que fazer no relacionamento direto com os clientes

  • Elabore sempre um contrato com os seus clientes. Pode parecer um formalismo mas, se tiver algum problema, lá estarão estipuladas as formas de dirimir a questão e também as sanções adotadas em caso de incumprimento.
  • Tendo ou não um departamento de vendas, marketing e financeiro, crie um processo de faturação eficiente para evitar defaults. Envie avisos de pagamento pelo menos cinco dias antes de vencer o prazo. Caso não seja liquidada a fatura, e ultrapassado o prazo de pagamento, notifique o seu cliente por vias legais, como emails ou carta registada.
  • Caso haja atraso no pagamento, cobre os juros e penalizações, até porque é uma forma de compensar o seu prejuízo pelo atraso no pagamento.
  • Desenvolva uma política de benefícios para pagamento a pronto. Mesmo que faça um desconto, ter logo o dinheiro disponível pode ser uma mais valia para a sua empresa.
  • Peça garantias aos seus clientes. A prestação de garantias por terceiros (gerentes ou donos da empresa), é um fator de tranquilidade. Caso o valor seja mais alto, pode pedir garantias bancárias por exemplo.

Em suma, não dê os pagamentos como garantidos a tempo e horas. Desenvolva uma política de prevenção com alertas sobre as dívidas e deixe bem claras as vantagens de pagar dentro dos prazos.

Quando receber o valor da fatura for indispensável para o seu negócio, e o prazo da mesma for dilatado, pode recorrer a empresas de compra de faturas. A Edebex, por exemplo, é uma empresa belga presente em Portugal em parceria com o Banco BNI Europa, que oferece esse serviço para valores a partir de cinco mil euros (IVA incluído).

 

A informação contida neste artigo tem caráter meramente informativo, não devendo nem podendo desencadear ou justificar qualquer ação ou omissão, nem sustentar qualquer operação ou ainda substituir qualquer julgamento próprio dos leitores, sendo estes, por isso, inteiramente responsáveis pelos atos e omissões que pratiquem. O Banco BNI Europa declina, desde já, qualquer responsabilidade pelas decisões, ou pelos resultados que resultem, direta ou indiretamente, da utilização da informação contida neste artigo, independentemente da forma ou natureza que possam vir a revestir.