Poupança   ::  10 Abril 2019

Comprar carro novo ou usado? Avalie a melhor opção

Hoje em dia o mercado oferece muitas opções na escolha de um automóvel. Uma das decisões que deve ponderar é entre comprar um carro novo ou usado.

Esta escolha é muito importante porque pode fazer toda a diferença nas suas finanças nos próximos anos. Comprar um carro não é um investimento. Os veículos desvalorizam assim que saem dos stands. O facto de pagar a pronto ou recorrer a crédito também pode influenciar a sua decisão final.

Vantagens de um carro novo

A vantagem de comprar um carro novo é que pode escolher exatamente o modelo que quer, na cor que gosta e com os acessórios de que não abdica.

Outra grande vantagem é que o carro novo traz uma garantia, ou seja, se tiver algum problema ou avaria, pelo menos nos primeiros dois anos, é o seguro que paga. Além disso a maioria dos carros terá, em princípio, poucos custos de reparação e manutenção enquanto é novo. Por vezes os concessionários também oferecem financiamento a uma taxa de juros mais baixa, caso faça um empréstimo para comprar o carro.

Outra vantagem é que os carros novos trazem tecnologia recente, o que significa que pode encontrar carros mais económicos em termos de consumo de combustível e com menos emissões de gases para o ambiente.

Se optar por um híbrido, a conta do combustível também pode reduzir bastante ao final do mês. Além disso os carros novos costumam trazer Bluetooth, GPS e outros dispositivos integrados que facilitam bastante a vida dos condutores.

Desvantagens de um carro novo

A maior desvantagem de comprar um carro novo é que perde dinheiro assim que o compra. A desvalorização é enorme. E é nos dois ou três primeiros anos que sofre essa depreciação. O que significa dinheiro que não será fácil de recuperar. Financeiramente, não faz muito sentido comprar um carro novo, a menos que tenha bastante dinheiro que não lhe faz falta para outras coisas.

Outra desvantagem é comprar um carro novo com um modelo acabadinho de sair. Ele pode ainda não estar testado o suficiente e dar uma série de problemas. Posteriormente esses carros tendem a ser melhorados pelas marcas, seja no motor ou através de um restyle. Quando isto acontece, os carros anteriores desvalorizam mais. Ao comprar um usado, pode informar-se primeiro sobre um modelo em particular e o seu desempenho no mercado.

Vantagens de um carro usado

A maior vantagem de comprar um carro usado é que não sente a depreciação do mesmo. Ou seja, pode vendê-lo praticamente logo a seguir por um valor idêntico ao que comprou. Já há boas opções de financiamento através dos bancos e o dinheiro que eventualmente paga a mais em juros, é compensado pela aquisição de um carro usado.

Quando compra um veículo em segunda mão é mais fácil economizar e pagar a pronto. Também pode analisar os relatórios dos consumidores e escolher um modelo que tenha um bom desempenho.

Outra vantagem é que, dependendo do modelo, as suas taxas de seguro podem ser menores num carro usado do que num novo. Se ainda está na casa dos vinte e tal anos e paga taxas altas de seguro por causa da idade, isso pode significar uma economia significativa.

Desvantagens de um carro usado

A maior desvantagem de comprar um carro usado é que ele pode não estar assim em tão boas condições e necessitar de mais manutenção do que você previu. O ideal é que compre um carro certificado através de uma concessionária. Como a tecnologia melhorou, os carros tornaram-se mais confiáveis ​​e muitos modelos não precisam de revisões até que estejam com mais de 30 mil quilómetros. Isso significa que você pode comprar um carro com três anos e vendê-lo em cinco anos, e talvez não seja necessário fazer grande manutenção. Além disso, pode vendê-lo a um preço muito próximo do que comprou. No entanto deve reservar algum dinheiro mensalmente para cobrir quaisquer imprevistos que surjam.

Ao comprar um carro usado pode não conseguir exatamente o carro que deseja. Às vezes é difícil encontrar todos os modelos disponíveis no mercado. Até porque normalmente, nestes casos, o histórico das revisões e os quilómetros são mais valorizados que outras caraterísticas dos carros.

Tomar a Decisão

As decisões cabem sempre ao próprio, mas o importante é que caso não pague a pronto, a prazo consiga pagar o carro até um máximo de três anos.  Deve também pesquisar se o carro que quer comprar está bem cotado no mercado, seja pelo seu valor ou pelas avaliações de entidades independentes, como por exemplo a DECO, que comparam desempenhos de várias marcas.

Se não perceber nada de carros, mas quiser arriscar-se por um em segunda mão, pode sempre pedir o serviço de um mecânico para fazer uma avaliação do automóvel que deseja comprar.

Por fim certifique-se de que optou pelo empréstimo com as condições mais vantajosas, caso decida comprar a prestações.

 

A informação contida neste artigo tem caráter meramente informativo, não devendo nem podendo desencadear ou justificar qualquer ação ou omissão, nem sustentar qualquer operação ou ainda substituir qualquer julgamento próprio dos leitores, sendo estes, por isso, inteiramente responsáveis pelos atos e omissões que pratiquem. O Banco BNI Europa declina, desde já, qualquer responsabilidade pelas decisões, ou pelos resultados que resultem, direta ou indiretamente, da utilização da informação contida neste artigo, independentemente da forma ou natureza que possam vir a revestir.