GPS   ::  3 Dezembro 2019

Conceitos financeiros, o que ainda lhe falta saber!

O plano nacional de formação financeira tem por objetivo ensinar os termos mais usados na economia, para que os consumidores possam ter autonomia ao movimentarem-se no sistema financeiro, fazerem boas escolhas e decidirem como e onde aplicar o seu dinheiro. Deixamos-lhe mais alguns conceitos financeiros que valem a pena conhecer.

INSTITUIÇÃO FINANCEIRA DE CRÉDITO

Podem realizar todas as operações permitidas aos bancos, com exceção da receção de depósitos.

JURO SIMPLES

Regime de juros em que os juros são calculados sobre o capital inicial, sem capitalização de juros.

LIMITE DE CAPITAL DO SEGURO

Valor máximo que será pago pela seguradora ao titular do seguro, no caso do seguro ser acionado.

LOAN-TO-VALUE

Rácio financeiro que relaciona o montante de um empréstimo com o valor da garantia prestada.

OBRIGAÇÃO

Título de dívida representativo de uma fração de um empréstimo pelo qual a entidade emissora se obriga ao pagamento de juros e ao reembolso do capital dentro do prazo preestabelecido.

REVOLVING

Tipo de contrato em que é estabelecido um limite máximo de crédito que pode ser utilizado ao longo do tempo e reutilizado à medida que o saldo em dívida vai sendo amortizado. É o caso típico dos cartões de crédito ou das facilidades de descoberto.

RISCO DE CRÉDITO

Risco de falência ou insolvência da entidade junto da qual foram aplicados os fundos.

SOCIEDADES DE FACTORING

Instituições de crédito que têm por objeto a aquisição de créditos a curto prazo, resultantes da venda de produtos ou da prestação de serviços.

SOCIEDADES DE LOCAÇÃO FINANCEIRA

Instituições de crédito que têm por objeto principal o exercício da atividade de locação financeira ou leasing.

SPREAD

Diferença entre os preços de oferta de venda e de compra de um determinado ativo ou instrumento. Termo também utilizado para referir a componente da taxa de juro, definida pelo banco, contrato a contrato, quando concede um financiamento a taxa variável. O spread, acresce ao indexante, e varia, nomeadamente, em função dos próprios custos de financiamento do banco no mercado interbancário, do risco de crédito do cliente e do loan-to-value do empréstimo.

STOCK SPLIT

Incremento do número de ações de uma determinada sociedade, mediante o desdobramento das ações existentes em outras de menor valor nominal.

Saiba mais sobre estas e outras definições em todoscontam.pt

 

A informação contida neste artigo tem caráter meramente informativo, não devendo nem podendo desencadear ou justificar qualquer ação ou omissão, nem sustentar qualquer operação ou ainda substituir qualquer julgamento próprio dos leitores, sendo estes, por isso, inteiramente responsáveis pelos atos e omissões que pratiquem. O Banco BNI Europa declina, desde já, qualquer responsabilidade pelas decisões, ou pelos resultados que resultem, direta ou indiretamente, da utilização da informação contida neste artigo, independentemente da forma ou natureza que possam vir a revestir.