No Dia Mundial da Poupança damos-lhe sugestões para reduzir algumas das suas despesas fixas mensais.
O peso das prestações de crédito nos orçamentos familiares é por vezes muito grande. A maioria das pessoas acumula mais de um crédito, seja ele crédito habitação, crédito pessoal ou cartões de crédito, muitas vezes levando a uma taxa de esforço para além da recomendada.
Despesas com habitação ou rendas, saúde, educação e alimentação consomem boa parte dos salários.
E a propósito deste dia, a Deco Proteste sugere algumas medidas para reduzir despesas
- Reveja o IMI
Muitas casas continuam a pagar imposto municipal sobre imóveis (IMI) desatualizados. De tempos a tempos deve pedir uma nova avaliação do seu imóvel. No entanto não está livre de que essa avaliação leve tanto a um aumento como a uma descida. Deve fazer o pedido pessoalmente, nas finanças da área de localização do imóvel.
- Reveja o seu crédito habitação
Se tem um empréstimo da casa, especialmente se foi contratado depois da crise financeira de 2008, pode tentar uma redução do spread. Depois de terem subido muito para valores entre 2% e 5%, os spreads têm descido para mínimos históricos. Avalie os números, se tem um spread com um valor superior a 1,5%, pode valer a pena renegociar com o seu banco, ou mesmo procurar outras opções para transferir o crédito. Esta operação pode ser sujeita a custos mas muitas vezes compensa. Ou por outro lado estas despesas podem ser total ou parcialmente suportados pelo banco para onde decidir transferir o seu crédito.
- Reveja as faturas da Energia
Procure métodos alternativos de aquecimento que sejam mais ecológicos e que lhe reduzam as contas de eletricidade.
- Poupe para a Reforma
Comece já a pensar na reforma. Pesquise qual a melhor oferta para um plano poupança reforma. Se já tem um reforce o mesmo sempre que possível.
- Utilize os cartões de crédito com moderação
Veja as taxas que paga pelo seu cartão de crédito, eventualmente podem ser muito elevadas e passiveis de serem negociadas ou alteradas.
A informação contida neste artigo tem caráter meramente informativo, não devendo nem podendo desencadear ou justificar qualquer ação ou omissão, nem sustentar qualquer operação ou ainda substituir qualquer julgamento próprio dos leitores, sendo estes, por isso, inteiramente responsáveis pelos atos e omissões que pratiquem. O Banco BNI Europa declina, desde já, qualquer responsabilidade pelas decisões, ou pelos resultados que resultem, direta ou indiretamente, da utilização da informação contida neste artigo, independentemente da forma ou natureza que possam vir a revestir.