Mundo Fintech   ::  17 Março 2020

Em plena pandemia, saiba como pagar as suas contas de forma segura

Numa sociedade cada vez mais digital, fazer pagamentos, realizar transferências ou comprar bens e serviços é possível sem por em causa a sua saúde e a da sua família. Até mesmo sem sair de casa, ou se tiver de sair, utilizando apenas o seu telefone sem ter de tocar em equipamentos públicos ou dinheiro físico.

Conheça algumas das opções eletrónicas para pagamentos ao seu dispor, para que a sua vida não pare:

Operações bancárias

  • Transferências

É um dos tipos de pagamento mais utilizado no nosso dia-a-dia e pode ser feito por homebanking. A maioria dos bancos dispõe deste serviço nos seus aplicativos a custo zero e com muito poucos riscos para os utilizadores.

  • Débito Direto

Pode colocar as suas despesas regulares com débito direto. As entidades, a quem pretende pagar por este meio, costumam explicar na fatura como fazer para lhes conceder autorização para tal.

  • Cartões de pagamento

O chamado dinheiro de plástico, sem o qual quase ninguém passa, está dividido em várias categorias:

Cartão de débito

É o mais comum e permite-lhe pagar bens e serviços por meio do débito na sua conta bancária, tendo por isso que ter o dinheiro disponível no ato da compra.

Cartão de crédito

Permite ao titular comprar bens e serviços, dispondo de um limite de crédito, com juros associados, para pagar despesas de compra e levantamentos em cash, não sendo necessário ter o dinheiro disponível na conta no momento da transação.

Cartão múltiplo

É um cartão que tanto é de débito como de crédito e permite ainda a maioria das operações bancárias.

Cartão pré-pago

Dá para fazer as compras do dia-a-dia e permite que prescinda de andar com dinheiro físico. É aceite na maioria dos estabelecimentos e muito usado para refeições, alimentação, combustível, etc.

Mobile banking e-payment

mobile payment é o termo utilizado para todo tipo de operações financeiras com telemóveis. Os pagamentos com telefone podem ser realizados de forma remota ou por proximidade. No pagamento remoto, o usuário pode estar em qualquer lugar no momento da compra e as transações são efetuadas a partir de aplicativos instalados no aparelho.

Para o pagamento por proximidade, também conhecido como contactless payment, é necessário que o utilizador tenha um telefone com um chip e antena Near Field Communication (NFC), que armazena as informações da conta do utilizador e realiza a comunicação com um leitor Ponto de Venda (PDV).

Pelo Mobile banking pode:

  • Consultar saldos e movimentos
  • Constituir e mobilizar Depósitos a Prazo
  • Efetuar pagamentos (Serviços, Estado)
  • Efetuar transferências gratuitas
  • Ativar alertas por SMS e e-mail
  • Consultar o seu extrato digital dos últimos 12 meses
  • Requisitar cartão de débito, sem ter de ser deslocar ao banco

MB Way

O MB WAY permite fazer compras online e em lojas físicas, gerar cartões virtuais MB NET, enviar, pedir dinheiro, dividir uma despesa e ainda utilizar e levantar dinheiro através de um smartphone, numa app própria ou nos canais do seu banco.

Como vê, existem muitas formas de tratar das suas finanças sem ter de tocar em dinheiro ou aparelhos de utilização pública. Esta é uma boa altura para aprender mais sobre estas soluções e colocá-las em prática. Até porque, neste período de quarentena, os bancos estão com restrições e o atendimento ao público é feito de forma individual, não havendo a possibilidade de muitos clientes permanecerem, ao mesmo tempo, dentro das instalações dos bancos, para prevenir os riscos de contágio.

 

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Créditos imagem: Mediamodifier por Pixabay