Mundo Fintech   ::  13 Março 2019

Empreendedorismo feminino dá prémios mundiais

Saiba que requisitos deve preencher para concorrer a um prémio de 90 mil euros e incrementar o seu negócio.

No mês em que se comemora o Dia da Mulher, empreendedoras de todo o mundo estão a ser desafiadas a apresentar projetos nas áreas das Fintech e Impacto Social.

O concurso é promovido pela Visa, a gigante dos pagamentos, que procura empresárias que criem ideias inovadoras nestas duas áreas. As vencedoras de cada categoria receberão um prémio no valor de 100 mil dólares (cerca de 90 mil euros) para porem em prática os seus projetos.

“Mais de 163 milhões de mulheres em todo o mundo iniciaram os seus próprios negócios nos últimos cinco anos, contabilizando cerca de 37% da força de trabalho. O empreendedorismo feminino está em ascensão e a Visa quer possibilitar que mais mulheres rompam barreiras através de plataformas como a Visa Everywhere Initiative», explica Lynne Biggar, representante da empresa.

A iniciativa é aberta a empresas de todo o mundo, com pelo menos uma mulher fundadora. A ideia surgiu para destacar os milhões de mulheres nas lideranças empresariais com micro e pequenas empresas que fazem a diferença.

Para participar, as empresas são convidadas a apresentar soluções que enfrentam os desafios Fintech, aproveitando os recursos exclusivos da sua empresa, como é que a sua solução pode ajudar a transformar o consumidor, os pagamentos e/ou as experiências comerciais locais, regionais ou globais.

E através do Impacto Social, como é que as mulheres empreendedoras em todo o mundo podem gerar impacto social ao apoiar meios de subsistência sustentáveis e equitativos, fortalecendo as economias locais ou regionais.

Os participantes elegíveis serão divididos em 6 regiões: América do Norte, América Latina, Ásia-Pacífico, Europa (excluindo França), França, África/Médio Oriente. Cada região irá enviar um vencedor por desafio para as finais em Paris.

A abertura das candidaturas foi a 6 de março e decorre até 14 de abril. Em maio, são selecionados os finalistas de cada região e as finais são em Paris a 7 de junho, durante a semana de abertura do Campeonato do Mundo de Futebol Feminino 2019, promovido pela FIFA e que decorrerá em França.

A ideia é incrementar uma plataforma global criada para incentivar as líderes de pequenas empresas no desenvolvimento, manutenção e promoção dos seus negócios em todo o mundo.  Segundo alguns testemunhos a “Visa Everywhere Initiative” permitiu agregar mais valor ao nosso produto usando APIs da sua Developer Platform. Nesse seguimento, “adquirimos reconhecimento suficiente para conquistar novos clientes e oportunidades de negócios! Pessoalmente, foi uma grande conquista,” referiu uma empresária que acrescentou ainda que “tinha muito orgulho de ter sido vencedora de um “Visa Everywhere Initiative” e que “está verdadeiramente honrada por fazer parte da campanha global feminina”.

Nas últimas edições regionais, a iniciativa premiou mais de 70 startups com prémios monetários, mas também programas de orientação e acesso a clientes e parceiros da Visa.

Se quiser saber mais e até mesmo candidatar-se a estes prémios visite o site do concurso.

 

A informação contida neste artigo tem caráter meramente informativo, não devendo nem podendo desencadear ou justificar qualquer ação ou omissão, nem sustentar qualquer operação ou ainda substituir qualquer julgamento próprio dos leitores, sendo estes, por isso, inteiramente responsáveis pelos atos e omissões que pratiquem. O Banco BNI Europa declina, desde já, qualquer responsabilidade pelas decisões, ou pelos resultados que resultem, direta ou indiretamente, da utilização da informação contida neste artigo, independentemente da forma ou natureza que possam vir a revestir.