GPS   ::  3 Outubro 2019

Entrevista de emprego: pode não haver uma segunda oportunidade de causar uma primeira boa impressão!

Estudos indicam que as pessoas formam a sua impressão sobre os outros logo nos primeiros minutos de contacto visual. Então quando se trata de uma entrevista de emprego, um candidato tem pouco tempo para provar que é confiável e adequado para aquela função. Mas há atitudes que podem ser decisivas na construção de uma boa imagem perante o outro.

Se tivermos em conta que quando simpatizamos com alguém temos mais tendência para lhe perdoar deslizes ou gaffes, torna-se mesmo importante causar boa impressão. Ainda que a empatia não se force, acontece ou não, há alguns códigos de conduta que deve sempre seguir à risca para ser bem sucedido nos seus objectivos.

  • Respeite todas as instruções da empresa em relação ao processo de candidatura. Se lhe for pedido para enviar a sua candidatura para um determinado e-mail ou morada, faça-o. Se a empresa preferir que preencha um formulário, candidate-se dessa forma. Se pedirem para incluir fotografia, adicione uma foto profissional.
  • Indique a pretensão salarial se lhe for pedida. Se houver algum assunto mencionado que não queira abordar antecipadamente, explique na carta de apresentação que terá todo o gosto em fazê-lo pessoalmente. Desta forma, mostra que não ignorou o pedido da empresa e que leu o anúncio com atenção.
  • Apresente-se de forma sóbria no que diz respeito ao vestuário. As pessoas são pouco tolerantes em relação aos que não seguem o padrão formal. Evite também perfumes fortes, maquilhagem exagerada ou óculos de sol na cabeça.
  • Não deixe o entrevistador à espera. O ideal é chegar ao local da entrevista dez a quinze minutos antes da hora marcada. Se não conseguir chegar à hora, pelo menos avise que está atrasado, com a maior antecedência possível.
  • Se não lhe for possível comparecer, avise também com antecedência. Desta forma poderão dar-lhe a oportunidade de marcar uma nova data. Se faltar sem dar uma justificação, as suas hipóteses de conseguir o emprego diminuem muito, não só relativamente àquele processo de recrutamento mas também em futuros processos para aquela empresa.
  • Seja educado com todas as pessoas com quem se cruzar. É comum os recrutadores trocarem impressões sobre os candidatos com os recepcionistas, assistentes, etc. para saber como se comportaram durante o período de chegada e de espera.
  • Se estiver sentado à espera do entrevistador, assim que ele chegar levante-se faça um sorriso cordial, aguardando que ele o cumprimente. O aperto de mão deve ser firme e breve.
  • Caminhe sempre em passos firmes seguindo o entrevistador. Chegado à sala da entrevista, aguarde que lhe digam para sentar-se. Se lhe derem hipótese de escolher o lugar, opte por um que permita que seja bem visto pelo entrevistador.
  • Desde o início até ao fim da entrevista, procure manter o contacto visual com o entrevistador. Se for entrevistado em simultâneo por várias pessoas, tente ir distribuindo o olhar, dedicando a mesma atenção a todas, mesmo que uma seja mais interventiva.
  • Mantenha um ar simpático, ter má cara pode criar barreiras, já que as pessoas sorridentes transmitem entusiasmo e um espírito positivo e, por conseguinte, têm mais hipóteses de serem selecionadas.
  • Mantenha um tom de voz médio, quando quiser intervir peça licença para falar, às vezes o nervosismo faz as pessoas atropelarem os interlocutores ou aumentarem o tom de voz para se fazerem ouvir. Tenha calma, terá oportunidade de se exprimir sem precisar de recorrer a estas medidas.
  • Vá bem preparado e documentado sobre a empresa, esse interesse revela respeito pela oferta e pelas pessoas que o vão entrevistar.

 

A informação contida neste artigo tem caráter meramente informativo, não devendo nem podendo desencadear ou justificar qualquer ação ou omissão, nem sustentar qualquer operação ou ainda substituir qualquer julgamento próprio dos leitores, sendo estes, por isso, inteiramente responsáveis pelos atos e omissões que pratiquem. O Banco BNI Europa declina, desde já, qualquer responsabilidade pelas decisões, ou pelos resultados que resultem, direta ou indiretamente, da utilização da informação contida neste artigo, independentemente da forma ou natureza que possam vir a revestir.