Poupança   ::  13 Maio 2019

Ideias para ganhar dinheiro a partir de casa ou por conta própria

Pode parecer difícil, mas hoje em dia há ocupações que dão para ganhar dinheiro sem sair de casa. Se está desempregado(a) ou tem algum tempo livre estas ideias podem ser boas para si.

A motivação para ter um rendimento extra pode vir de muitas razões: poupar, fazer uma viagem ou simplesmente testar um modelo de negócio. Cada um de nós tem aptidões e habilidades muito para além da nossa ocupação principal, por isso porque não pô-las em prática? Pode divertir-se ou realizar-se e ganhar algum dinheiro. Deixamos-lhe algumas ideias de negócios viáveis para desenvolver por conta-própria e na maioria dos casos com um pequeno investimento.

Vendas Diretas

Se tem muito jeito para fazer bolos ou para costura pode fazer disso um negócio em part-time. Pode também fazer várias reparações ao domicílio e cobrar por isso.

O crescimento do negócio só dependerá de si, do seu empenho e networking. Pode decidir trabalhar só para amigos e conhecidos ou estender o leque de vendas através da internet ou de outros vendedores.

Tudo depende do tempo que tem, do valor que pode investir e do quanto se quer empenhar em fazer crescer o seu negócio.

Alugue um quarto em sua casa

Se tem uma casa grande e decidir trabalhar a partir da sua residência pode montar um negócio de aluguer de curta temporada. Basta ter um quarto disponível e pode publicitá-lo na net. Mas pode também alugar um quarto compartilhado ou até mesmo a casa toda, por uma noite ou por um mês. Sites como o Airbnb servem para este tipo de anúncios.

Este negócio torna-se mais rentável quando se vive numa zona central.

Conduza o seu carro

Se gosta de conduzir pode tornar-se um motorista a tempo parcial. Empresas como a Uber tem conquistado muitos profissionais que só trabalham quando podem. Ou seja, há flexibilidade nos horários de trabalho e quanto mais trabalhar mais ganha.

Tratador de Animais

Se gosta de animais pode fazer disso uma ocupação, há muitas pessoas que precisam de acompanhamento diário para os seus animais, ir passeá-los ou treiná-los, levá-los ao veterinário ou mesmo hospedá-los por uns dias enquanto os donos viajam. Pode transmitir esta sua ideia aos seus vizinhos e deixar panfletos nas caixas do correio a anunciar os seus serviços.

Baby Sitting

Se gosta de crianças pode começar por fazer baby sitting, se sentir que gostaria de fazer desta ocupação um negócio mais sério, pode depois informar-se da legislação e de todos os requisitos exigidos para tomar conta de crianças em casa.

Serviços de tradução a partir de casa

Se domina muito bem alguma língua para além da sua língua materna pode propor fazer traduções. Para angariar clientes basta divulgar os seus conhecimentos na internet. Sites como o OLX, Linkdin ou Facebook podem ajudá-lo nesse sentido.

Estudos e teses

Muitos estudantes precisam de ajuda para a investigação e redação das suas teses. Se gosta de escrever e investigar e domina a aplicação dos métodos científicos para o fazer pode sempre oferecer os seus serviços nesse sentido. Normalmente não se ganha muito com estes trabalhos, mas pode adquirir novos conhecimentos em áreas que goste.

Serviço de atendimento ao cliente

Pode trabalhar num call center virtual. Há empresas de call center que contratam novos funcionários (muitas vezes sem muita experiência) para trabalhar remotamente.