Investimento   ::  3 Março 2020

Investir em imóveis: Vantagens e Desvantagens

Comprar imóveis é, ainda, uma das formas mais tradicionais de investir e considerada das mais seguras. Comprar em planta, comprar para recuperar ou para alugar, podem ser formas de garantir uma rentabilidade extra. Mas há vários fatores a ponderar.

Ao comprar um imóvel o investidor tem como objetivo fazê-lo render, o que pode acontecer de várias formas:

• Comprar em planta para posterior revenda;
• Comprar para arrendar;
• Gestão ativa, ou seja, comprar, remodelar e depois revender por um valor superior ao total do investimento.

Algumas vantagens de investir em imóveis

• Segurança e previsibilidade – A compra de imóveis, à partida, não sofre uma grande volatilidade, ao contrário de outro tipo de investimentos, como por exemplo ações. Pode sempre haver baixa de preços, mas não será, tendencialmente, algo muito brusco.

• Flexibilidade – O investidor tem a possibilidade de decidir o que quer comprar, o valor da renda, as melhorias que deve ou não fazer.

Desvantagens de investir em imóveis

• Problemas de liquidez imediata – Se, por alguma razão, precisar de realizar dinheiro rapidamente com o investimento em imóveis, pode não se tarefa fácil. Uma casa pode demorar meses a vender, a menos que aceite baixar consideravelmente o preco.

• Baixa diversificação – É difícil conseguir ter vários imóveis disponíveis devido aos valores, pelo que ter apenas um ou dois apartamentos, por exemplo, com bastante dinheiro empatado, gera grande exposição ao risco. E aqui podem considerar-se vários problemas decorrentes destes investimentos, como por exemplo o facto do local onde se localiza o imóvel poder desvalorizar ou o seu arrendatário deixar de pagar.

• Custos elevados – Investir diretamente em imóveis requer algum aporte financeiro, o que torna uma modalidade de investimento inatingível para alguns investidores. Pelos valores dos imóveis e por todos os impostos associados.

• Muita burocracia – Administrar imóveis é algo que dá bastante trabalho. Pagar condomínios e impostos, tratar da manutenção, etc. E se contratar empresas para realizarem esses serviços por si, reduz muito a sua rentabilidade.

 

Outra forma de investir em imóveis é através de fundos imobiliários, onde vários investidores juntam recursos para fazer investir, quando individualmente não teriam capacidade de o fazer.

Vantagens de investir em fundos imobiliários

• Regularmente há distribuição de rendimentos através de vendas, arrendamentos, etc.

• Mediante certas condições, os fundos podem ter alguns benefícios fiscais.

• Os fundos imobiliários, na sua maioria, são negociados em bolsa, possibilitando aos interessados o investimento em imóveis, mesmo com pouco dinheiro.

• Os fundos imobiliários são uma excelente oportunidade para o investidor diversificar sua carteira.

• Ao contrário do investimento direto em imóveis, os fundos imobiliários são administrados e geridos por grandes empresas. Ou seja, a gestão dos imóveis terá um apoio especializado.

Desvantagens de investir através de fundos imobiliários 

• Os fundos imobiliários são negociados em bolsa, levando a uma volatilidade (maior sobe e desce das cotações).

• Nesta modalidade também se corre o risco de conflito de interesses e de má gestão.

Tipos de fundos de investimento imobiliários

Os fundos de investimento podem ser abertos, fechados ou mistos. Algumas modalidades de fundos de investimentos imobiliários:

• SIGI – Sociedades de Investimento e Gestão Imobiliária, com leis semelhantes às aplicáveis às sociedades anónimas, e que operam de acordo com a legislação nacional em vigor. Podem fazer aquisições de  direitos reais sobre imóveis, para arrendamento , desenvolvimento de projetos de construção e de recuperação de imóveis. Podem fazer aquisições de participações em fundos de investimento imobiliário, cuja política de distribuição de rendimentos seja semelhante e que as suas ações sejam negociadas em mercado.

• Crowdfunding imobiliário – O investidor pode escolher entre imóveis, selecionados por um grupo de especialistas na área, para aplicar o seu dinheiro. Ou seja, ao investir, compra apenas uma parte daquela obra. Com o fim do projeto, recebe de volta o valor do seu investimento com lucros. Estas operações são feitas através de plataformas online.

 

A informação contida neste artigo tem caráter meramente informativo, não devendo nem podendo desencadear ou justificar qualquer ação ou omissão, nem sustentar qualquer operação ou ainda substituir qualquer julgamento próprio dos leitores, sendo estes, por isso, inteiramente responsáveis pelos atos e omissões que pratiquem. O Banco BNI Europa declina, desde já, qualquer responsabilidade pelas decisões, ou pelos resultados que resultem, direta ou indiretamente, da utilização da informação contida neste artigo, independentemente da forma ou natureza que possam vir a revestir.

Créditos imagem: Michael Gaida por Pixabay