GPS   ::  11 Junho 2019

Livros sobre finanças para ler em 2019

Com as férias à porta deixamos-lhe algumas sugestões de livros clássicos, mas que continuam no top de vendas, sobre gestão financeira. Alguns de leitura mais técnica, outros quase romanceados, mas onde o foco é sempre descobrir os melhores caminhos rumo à poupança.

Há pessoas que nasceram com o dom de gerir o próprio dinheiro como calculadoras, já outras nem tanto. Talvez estes últimos controlem mal o seu instinto gastador, ou talvez não sejam muito bons a matemática. 
Mas numa coisa a maioria está de acordo – o dinheiro contribui para o bem-estar, e segundo as estatísticas da Associação de Psicologia Americana, 75% da população acredita que seria mais feliz se tivesse mais dinheiro.
Então e você, o que pode fazer para controlar melhor as suas finanças e fazer o seu dinheiro render? Aprender. Por isso aqui lhe deixamos algumas sugestões de leitura enriquecedoras!

  • Pai Rico, Pai Pobre Robert Kiyosaki e Sharon L. Lechter

Pai Rico, Pai Pobre é o primeiro best-seller de Robert Kiyosaki e Sharon Lechter. Ele advoga a busca pela independência financeira através de investimento, imóveis, ter o próprio negócio e usar tácticas financeiras de proteção do património. Ele compara o seu pai não muito rico e o pai de um amigo que era um dos homens mais abastados do Hawaii. A comparação incide sobre a melhor forma de administrar o seu dinheiro ou a falta dele, mas também de ajudar os filhos a fazê-lo. De acordo com Kiyosaki, nem todas as dívidas são prejudiciais, e pode-se trabalhar em direcção à riqueza, mesmo sem rendimentos altos. É tudo uma questão de como se lida com o dinheiro e descobrir formas de melhorar a sua situação financeira. Esta edição actualizada de Pai Rico, Pai Pobre é perspicaz, pois compara a vida há 20 anos com a vida actual.

  • Tu És uma Durona – Aprende a acreditar na tua grandeza e começa a viver uma vida fabulosa – Jen Sincero 

Jen Sincero não perde tempo, vai direta ao que interessa sem rodeios. Ela passou de pobre para uma vida em que nada lhe falta: saúde, dinheiro e sucesso.
Como disse Jen Sincero:  “Não podemos descobrir terras novas se não estivermos dispostos a perder a costa de vista durante algum tempo.” A autora fez-se ao largo, arriscou e venceu. E agora tem como missão fazer com que todas as mulheres vençam como ela.
Ao longo de 27 capítulos oferece 27 lições que ficam para a vida. E começa pelo início, a domar essas forças inconscientes (e crenças limitadoras) que teimam em auto-sabotar a existência. Histórias reais, dela própria e de pessoas que conheceu, com frases motivacionais, exercícios e meditações, a autora conduz as leitoras a um mundo de descoberta. Tu És Uma Durona é um dos mais surpreendentes bestsellers da história recente da literatura. Desde que foi lançado, há quatro anos, tem estado sempre na lista dos livros mais vendidos da Amazon.

  • O Milionário Automático – David Bach

Começa com a estimulante história de um casal americano de classe média – ele, gerente de segundo escalão; ela, cabeleireira – que conseguem comprar duas casas, pagar universidade aos filhos e reformar-se aos 55 anos com uma poupança de mais de 1 milhão de dólares. Na história deles fica a mensagem que é impossível enriquecer seguindo um orçamento. Segundo este casal o importante é ter um plano de se financiar – plano esse que garantirá automaticamente o seu futuro e o sustentará no presente. David Bach oferece um sistema totalmente realista, baseado em princípios atemporais e contendo tudo o que é preciso saber para explorar, no conforto da sua própria casa, o segredo de tornar-se automaticamente um milionário. Tudo o que tem de fazer é seguir o que o autor propõe – o resto é automático!

  • The Total Money Makeover Workbook: Classic Edition – The Essential Companion For Applying The Book’S Principles – Dave Ramsey

Há todos os outros … e depois há Dave Ramsey. Quando Ramsey fala sobre dinheiro e finanças, as pessoas se sentam e ouvem. O Dave Ramsey Show recebe mais de 8 milhões de ouvintes por semana em 550 estações de rádio americanas. Ele escreveu cinco bestsellers do New York Times, incluindo o The Total Money Makeover. Neste livro ele ensina um plano de fitness financeiro com sucesso já comprovado. Os livros de Ramsey não oferecem esquemas de enriquecimento rápido mas uma base sólida para poupar o suficiente para uma emergência e para uma reforma confortável. 

  • Dinheiro e Vida: Mude a sua Relação com o Dinheiro e obtenha Independência Financeira – Joe Dominguez e Vicky Robin

Sente que está preso a um emprego e não pode dar-se ao luxo de o deixar? O dinheiro está monopolizando o seu tempo e prejudicando as suas relações com a família e amigos? Se for este o seu caso, Dinheiro e Vida é o livro ideal para si. De forma estimulante ele auxilia para eliminar as dívidas e poupar, a resolver conflitos interiores entre os valores e o estilo de vida, a reorganizar as prioridades materiais e viver bem com menos, a tomar as decisões corretas a respeito dos seus gastos e descobrir o poder e a perfeição da suficiência ao descobrir o quanto é suficiente para você se realizar plenamente sem ser dependente do dinheiro.

  •  O Homem Mais Rico da Babilónia – George S. Clason 

Foi por volta de 1926 que o autor George S. Clason se lembrou de escrever alguns panfletos informativos sobre como alcançar o sucesso financeiro, inspirando-se em parábolas da antiga Babilónia. Clason conta a história de um homem que quis tornar-se rico e o conseguiu através de cinco leis de ouro, que se tornaram um conjunto de princípios pedagógicos com validade intemporal. As melhores parábolas foram compiladas num livro bestseller, actualmente considerado um clássico moderno. Escrito de forma simples este é um livro inspirador e com o qual o leitor poderá aprender a melhora maneira de cuidar do seu dinheiro, gastando-o ponderadamente e como o aplicar para gerar mais riqueza.