GPS   ::  19 Junho 2019

O que deve fazer antes de aceitar uma proposta de emprego

Recebeu uma proposta de emprego ou anda a ser “sondado(a)” por alguma empresa? Até tem vontade de arriscar, mas ainda se sente inseguro(a) para tomar uma decisão?

Antes de aceitar é importante considerar algumas questões para perceber se esse emprego se ajusta às suas expectativas.

  • Será que o salário oferecido é justo?

Uma boa forma de saber se é bem pago é comparar-se com outras pessoas que ocupam a mesma posição. Serve sempre como uma referência. Ainda que não seja só o dinheiro que conte – fazer-se o que se gosta pode ter uma importância maior na realização pessoal – você deve procurar ser remunerado como merece, até para se sentir realizado(a) e valorizado(a). Se lhe fizerem uma proposta abaixo do que acha que deve ganhar, tente negociar a oferta antes de recusá-la.

  • Descubra o que os seus “concorrentes” estão a fazer

Compare-se apenas com pessoas com experiência e educação semelhantes. Geralmente em grandes cidades pagam mais, até porque o custo de vida é geralmente mais alto.

  • O que eu penso do meu futuro chefe?

Na entrevista de emprego pode conseguir perceber alguns traços do tipo de profissional que será o seu superior. É alguém com quem possa vir a ter uma boa relação de trabalho?  As primeiras impressões nem sempre nos dizem tudo, mas é bom levar em conta a sua intuição. Por exemplo, é mau sinal testemunhar o empregador a tratar mal os funcionários ou a falar mal deles enquanto estiver de visita ao local de trabalho. Não precisa de ser amigo do chefe e na maioria dos casos nem é aconselhável muita intimidade, mas é importante que haja uma relação cordial e que seja alguém amistoso.

  • O que sei sobre os meus potenciais colegas de trabalho?

Provavelmente ainda não teve oportunidade de conhecer nenhum dos seus colegas de trabalho, mas pode tê-los visto quando visitou o escritório. Pense no que sentiu – a maioria parecia amigável e feliz? Se considerar o tempo que passará no trabalho, perceberá como é importante ter um relacionamento saudável com os seus colegas de trabalho. Se ainda não teve nenhum contacto com eles, talvez seja hora de fazer uso das redes sociais. Descubra se algum dos seus amigos conhece alguém que trabalhe na empresa. O LinkedIn é um bom sítio para procurar.

  • Avalie se se sentirá bem naquele ambiente de trabalho

Alguns locais de trabalho são informais, já outros são formais e cheios de regras. Pergunte-se se isso pode ser um entrave para si, afinal é importante que se sinta bem no local de trabalho, porque vai passar lá grande parte do seu dia.

  • A cultura da empresa corresponde aos seus valores, atitudes e objectivos?

A ideia de trabalhar 80 horas por semana fá-lo(a) sentir-se deprimido(a)? Há valores dos quais não abdica mesmo que isso signifique perder dinheiro? Se assim é, um trabalho numa empresa de workaholics e onde os funcionários são incentivados a vender a qualquer preço, podem não ser para si. É importante que os valores da empresa sejam também os seus.

  •  Os acessos ao novo local de trabalho são bons?

A empresa onde pode vir a trabalhar é perto da sua casa? Conduzir uma hora para ir a uma entrevista de emprego é uma coisa, fazer a viagem duas vezes por dia é outra. Antes de aceitar uma oferta de emprego, pense no tempo e dinheiro que poderá demorar em deslocações.

 

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