GPS   ::  26 Setembro 2019

O que o Coaching pode fazer pela sua carreira profissional

Conhece aquele ditado que diz – o quanto é difícil advogar em causa própria? Pois bem, o coach será, “grosso modo”, aquele que sairá em sua defesa, aquela pessoa que o ajudará a ver e, sobretudo, a mudar as atitudes ou decisões que estão a prejudicar o seu crescimento profissional.

Então, o Coaching é uma actividade de formação pessoal em que um instrutor (coach) ajuda um cliente (coachee) a evoluir numa área específica da vida.

O conceito de Coaching remonta a 1830, e os coachs eram os tutores que ajudavam os alunos na preparação para exames. Este termo começou por ser usado na Universidade de Oxford, mas com o passar do tempo estendeu-se ao desporto e a outras áreas.

Numa entrevista à TSF, Eduardo Torgal (coach) definiu o coach como a pessoa que consegue que o cliente faça “perguntas que ainda não fez a si próprio” e encontre “recursos” para resolver o que o preocupa.

O coach parte do princípio de que o cliente tem as soluções para os próprios problemas e, com ajuda especializada, conseguirá transformar e projectar o futuro através de objectivos concretos e adaptados à sua realidade.

As ideias chave do Coaching

  • Criar uma liderança transformacional de pessoas, transportando-as do estado atual para o estado desejado.
  • Definição dos objectivos que o cliente quer alcançar, que podem abranger áreas tão diversas como a gestão do tempo, o relacionamento interpessoal/intrapessoal, o trabalho em equipe, a motivação de equipes, etc.
  • Sensibilizar o cliente que os resultados são da sua responsabilidade e para seu benefício.
  • O Coaching apoia profissionais de diversas áreas de actuação a maximizar os seus resultados, com base na optimização de seus próprios recursos técnicos e emocionais.
  • O coach atua como um “olho externo” para o seu cliente.
  • A pessoa faz uso do seu auto-conhecimento de um novo ângulo de visão.

As perguntas que o Coach deve fazer ao cliente

  • O que está a fazer agora?
  • O que pretende atingir?
  • O que pode fazer diferente?
  • Por onde vai começar?

 7 princípios fundamentais do Coaching

  1. Tomada de consciência

A maioria dos benefícios, que o cliente tem durante o processo de coaching, surge depois da tomada de consciência. O foco do cliente está no presente e futuro, isto é, onde se encontra hoje e onde quer chegar amanhã. O coachee irá identificar os seus objectivos, olhar para eles continuamente e fazer alterações quando necessário.

  1. Assumir a responsabilidade pela sua vida

Aprendemos a tomar decisões sozinhos, quando descobrimos sozinhos o que devemos fazer. Uma criança tem de aprender a andar por si, ninguém pode andar por ela, e ela dentro de si tem todos os recursos para aprender a fazê-lo, só precisa de apoio e encorajamento. Este é o papel do coach.

  1. Acreditar em si mesmo

Acreditar verdadeiramente que podemos realizar algo, é fundamental para se alcançar o que se deseja. As pessoas desenvolvem a autoconfiança, quando acreditam, quando tem espaço para aprender, para cometer erros e acertos.

  1. Ausência de julgamento

Como falámos, as crianças não podem aprender a andar sem cair. Numa cultura de coaching, os erros são vistos como experiências de aprendizagem, e não com culpa. Para o coachee, é provável que aprenda tanto com as acções que realizou como com as que não conseguiu realizar.

A função do coach não é julgar ou formar uma opinião sobre o que é certo ou errado para o coachee, a sua função é facilitar a clareza do propósito, para que o coachee encontre sozinho as respostas. Uma vez que o coachee consiga ver com clareza, pode tomar decisões congruentes com o seu mundo interior, livrando-se da culpa e seguindo em frente.

  1. Foco nos resultados

Quando nos focamos nos problemas, eles tornam-se maiores. Quando nos focamos no que queremos alcançar, tornamo-nos muito mais assertivos.

  1. Desafiar constantemente

A maioria de nós gosta de ser desafiado dentro de um ambiente favorável e encorajador. Isso facilita alcançar as nossa metas e ir mais longe. Além do apoio e do suporte, o coach também desafia, fazendo o coachee sair de sua zona de conforto e caminhar na direcção da realização.

  1. Acção

Através do Coaching, o cliente descobre novas perspectivas e tomadas de consciência, gerando uma nova visão para seus desafios, o que leva a mais opções, que por sua vez levam a um desejo de agir e mudar. A função do coach é garantir que essa energia é transformada em acção e mudança de comportamento, para a obtenção do resultado desejado.

Depois de um treino de coaching, a pessoa deverá:

  • Apresentar congruência entre palavras e acções;
  • Aprender a dizer “SIM” e “NÃO”;
  • Revelar reconhecimento, aceitação, consideração e gratidão nas relações, melhorando a saúde dos relacionamentos;
  • Expressar a verdade sem julgamentos, acusações ou críticas;
  • Estabelecer com clareza e detalhes, metas e objectivos;
  • Respeitar a intuição, percepção e discernimento.

Tenha em atenção que fazer Coaching não é o mesmo que fazer Psicoterapia. No Coaching procura-se resolver questões actuais acerca da assertividade, gestão de carreira e perspectivas futuras. Não serve, no entanto, para curar traumas passados e outras questões do foro emocional.

 

A informação contida neste artigo tem caráter meramente informativo, não devendo nem podendo desencadear ou justificar qualquer ação ou omissão, nem sustentar qualquer operação ou ainda substituir qualquer julgamento próprio dos leitores, sendo estes, por isso, inteiramente responsáveis pelos atos e omissões que pratiquem. O Banco BNI Europa declina, desde já, qualquer responsabilidade pelas decisões, ou pelos resultados que resultem, direta ou indiretamente, da utilização da informação contida neste artigo, independentemente da forma ou natureza que possam vir a revestir.