GPS   ::  26 Novembro 2019

Os dez segredos dos grandes comunicadores

A Comunicação é fundamental para ser bem-sucedido(a) porque, quem se explica bem, é mais respeitado junto dos colegas de trabalho. É claro que deter conhecimento é fundamental mas sem uma comunicação eficiente, não basta.

Mais facilmente ascendem a líderes as pessoas que se expressam bem, porque a boa comunicação é associada a eficiência.

Os bons comunicadores contribuem mais para as empresas onde trabalham e têm mais oportunidades de progressão nas suas carreiras.

Os bons oradores têm em comum as seguintes características:

  1. Sabem construir e cultivar relacionamentos

Preocupam-se genuinamente com os colegas, têm sempre tempo para lhes dar uma palavra e cumprimentá-los. Mas esta atitude é constante, ou seja, ao longo do tempo mantém-se e permite que se estreitem os laços entre as pessoas.

  1. Sabem do que falam

Os grandes oradores são cultos, têm discernimento e visão de futuro. Os seus conhecimentos são valorizados e eles sabem do que falam, conquistam assim o respeito dos colegas.

  1. Ouvem mais do que falam

A regra é muito simples: as pessoas não conseguem ouvir se estão a falar. Compreender os outros – e o que eles precisam – é uma habilidade crucial para os comunicadores.

Quando falam são interessados, fazem perguntas para entender o que os outros pensam. Quando há disponibilidade para ouvir, surgem coisas surpreendentes.

Excelentes comunicadores usam essas informações para ler nas entrelinhas, compreender melhor os outros, perceber as suas necessidades e expetativas.

  1. Tentam compreender os outros

Procuram entender o que os outros dizem, não se preocupam em preparar as respostas, mas sim em fazer mais perguntas para ficarem esclarecidos.

Concentram-se na escuta e no entendimento.

  1. Dão feedback sobre como entenderam a mensagem

Permitem-se repetir a essência do conteúdo da mensagem, por forma a garantir que entenderam o que foi dito.

Assim evitam falhas de comunicação e mal-entendidos, contornando ressentimentos e explicações prolongadas sobre o significado do assunto.

  1. Ficam atentos ao que não é dito

A comunicação não verbal é uma voz poderosa, em qualquer interação. A tonalidade da voz, a linguagem corporal e as expressões faciais podem dizer muito mais do que a comunicação verbal.

Os comunicadores têm a noção da quantidade de informações que perdem quando se comunicam por email, telefone ou SMS.

As novas gerações podem não reconhecer a importância de conversar pessoalmente com os colegas, mas a verdade é que há muita informação que só se consegue entender ao vivo.

  1. Estão atentos aos padrões, consistências e inconsistências

Na comunicação há sempre o risco de haver mal-entendidos. Se alguns dos fatores de comunicação verbal e não verbal forem inconsistentes, a falha na comunicação é iminente.

Os colegas de trabalho tendem a ouvir a comunicação não verbal através do verbal.

  1. Aguardam para dar um feedback crítico

Os bons comunicadores não reagem a quente. Esperam e refletem sobre as questão antes de se pronunciarem.

  1. Estão sempre abertos a novas ideias

Em vez de rejeitar imediatamente uma nova ideia, abordagem ou modo de pensar, os bons oradores fazem uma pausa e consideram as possibilidades. As novas ideias são recebidas com entusiasmo e encaradas como uma oportunidade.

  1. Fazem tudo para conquistar a confiança dos outros

Não basta ser um bom ouvinte e interessar-se sobre as opiniões dos outros. É preciso ser confiável. A maioria das pessoas só partilha os seus pensamentos com as pessoas em quem confia.

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