Quando fizer as contas de quanto lhe vai custar comprar uma casa, não se esqueça de somar ao valor do imóvel as despesas iniciais referentes ao crédito habitação. Há ainda seguros e impostos obrigatórios.
Existem vários tipos de comissões cobradas pelas instituições financeiras num contrato de crédito habitação. Para além das despesas cobradas ao longo do contrato, há as despesas iniciais que terá de pagar no momento da compra do imóvel. São elas:
- Estudo do dossier
É o primeiro passo, o pedido de análise do processo de compra de casa. Esta análise tem um custo que lhe será cobrado independentemente de avançar para a comprar do imóvel ou não. No entanto, este valor varia conforme os bancos.
- Avaliação do imóvel
A avaliação do imóvel é obrigatória para o banco ou instituição financeira definir o valor e as condições do crédito habitação. Deve ser realizada por um avaliador independente, registado junto da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). Por esta avaliação é cobrada uma comissão, mesmo que o crédito habitação não avance. O cliente tem, no entanto, direito a uma cópia da avaliação. Pode ainda discordar do valor da avaliação e apresentar uma reclamação. Essa avaliação leva em conta a localização, o número de assoalhadas, entre outros dados que possam ser relevantes para definir o valor do imóvel.
- Tratamento da documentação da habitação
Refere-se aos custos da reunião de toda a documentação necessária à celebração do contrato de crédito habitação.
- Formalização contratual
A celebração do contrato tem custos associados, como a assinatura dos documentos de compra e venda do imóvel e a cedência do financiamento. Pode corresponder a uma percentagem do valor do empréstimo ou ser um valor fixo.
Além destes custos, tenha em conta que ao fazer um crédito habitação é obrigado(a) a contratar dois seguros: um seguro de vida e um seguro multirriscos (para proteção da casa), mas não tem de os fazer na mesma instituição, podendo por isso pesquisar a melhor opção e a mais barata noutras instituições financeiras.
Conte também com os custos fiscais, para além dos custos bancários, que terá de ter para comprar casa. Falamos do Imposto Municipal sobre Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT) que visa a tributação do direito de propriedade sobre bens imóveis em Portugal, mas do qual poderá pedir isenção se comprar um imóvel inferior a 92.407 euros, e o Imposto do Selo que incide sobre o montante pedido de crédito e também sobre as comissões.
Faça bem as contas para saber exatamente quanto vai gastar quando decidir comprar casa.
A informação contida neste artigo tem caráter meramente informativo, não devendo nem podendo desencadear ou justificar qualquer ação ou omissão, nem sustentar qualquer operação ou ainda substituir qualquer julgamento próprio dos leitores, sendo estes, por isso, inteiramente responsáveis pelos atos e omissões que pratiquem. O Banco BNI Europa declina, desde já, qualquer responsabilidade pelas decisões, ou pelos resultados que resultem, direta ou indiretamente, da utilização da informação contida neste artigo, independentemente da forma ou natureza que possam vir a revestir.