Com pequenos ajustes a sua reforma pode permitir-lhe ter uma vida tranquila e alegre. O segredo é planificar onde e quando vai usar o seu dinheiro.
Estas ideias são de um dos mais famosos conselheiros financeiros dos Estados Unidos, Wes Moss, autor do livro: “You Can Retire Sooner Than You Think” (Podes reformar-te mais cedo do que pensas).
São medidas simples e exequíveis que podem fazer toda a diferença para gozar a reforma com tranquilidade, sem gastos imprevistos nem perdas de património. Deixamos algumas das ideias deste famoso autor.
1. Planeie o orçamento para a sua reforma
Transponha para o papel os seus gastos e ganhos. Estude a viabilidade da casa onde mora. É muito cara? É acessível? Há bens que já não lhe fazem falta?
Adapte a sua vida à sua nova condição para que não tenha gastos desnecessários e possa canalizar o seu dinheiro para o que realmente lhe interessa.
2. Não invista na bolsa
Depois de se retirar do mercado de trabalho, tendo algum tempo e dinheiro extra é muito tentador fazer o seu património render. Mas isso pode não lhe trazer felicidade, pelo contrário pode deixá-lo (a) sob stress, além disso com negócios de risco pode perder património e esse ser um fator de desestabilização emocional.
3. Faça os grandes investimentos antes de se reformar
É uma das premissas básicas: fazer os grandes investimentos no momento certo. Os reformados felizes têm uma relação muito mais saudável com os gastos. Não é que eles não apliquem o seu dinheiro, mas investiram em bens mais caros enquanto ainda trabalhavam e tinham maiores entradas de capital.
4. Conheça o seu rácio de riqueza
O seu rácio de riqueza é a quantidade de dinheiro que você possui em relação à quantidade de dinheiro que você precisa. Os reformados mais felizes têm um rácio de riqueza acima de 1.
A forma de calcular o seu rácio é simples: some todas as entradas de dinheiro que aufere ao fim do mês e divida pelo valor dos seus gastos mensais.
5. Tenha um plano para o seu dinheiro
Encontre uma causa que goste e contribua para ela com tempo ou dinheiro. Lembre-se, uma reforma feliz não tem a ver com o dinheiro que você possui, mas como decide gastá-lo. Os reformados mais alegres têm um plano para o seu dinheiro, quer isso signifique usá-lo para viajar pelo mundo ou doar uma parte para uma causa.
6. Escolha bem o seu carro
Um automóvel confortável, sem muita manutenção, e com uma assistência técnica fácil vai dar-lhe tranquilidade e segurança.
7. Cuidado com os pensamentos negativos
As perspetivas de reforma atual não são muito animadoras. Mas em vez de ficar desanimado estude a melhor forma e altura para se reformar. Se ficar mais uns anos no mercado de trabalho terá compensações? Ou por outro lado se beneficiar da mobilidade laboral a sua reforma pode ser maior? Cada caso é diferente, estude a sua situação para tomar as melhores decisões.
A informação contida neste artigo tem caráter meramente informativo, não devendo nem podendo desencadear ou justificar qualquer ação ou omissão, nem sustentar qualquer operação ou ainda substituir qualquer julgamento próprio dos leitores, sendo estes, por isso, inteiramente responsáveis pelos atos e omissões que pratiquem. O Banco BNI Europa declina, desde já, qualquer responsabilidade pelas decisões, ou pelos resultados que resultem, direta ou indiretamente, da utilização da informação contida neste artigo, independentemente da forma ou natureza que possam vir a revestir.