Vantagens de investir
Diversificação
Os fundos de investimentos possibilitam ao investidor comprar vários ativos com diferentes características, prazos, taxas e emissores.
Gestão Especializada
A gestão do fundo está a cargo de especialistas com conhecimento e experiência, que adaptarão a carteira ao contexto do mercado, potenciando a rentabilidade e a proteção do capital.
Acessibilidade
Os fundos de investimento simplificam o acesso aos mercados financeiros de forma fácil, rápida e segura.
Transparência
Antes de subscrever um fundo de investimento, o investidor tem acesso a toda a documentação sobre o respetivo instrumento.
Quero ser contactado
Perguntas frequentes
Um Fundo de Investimento é um veículo de investimento que reúne capitais de diversos investidores para investir numa carteira diversificada de ações, obrigações, outros títulos ou imóveis. Os gestores de fundos profissionais gerem o património do Fundo de Investimento, com o objetivo de produzir ganhos de capital ou rendimentos para os investidores (também designados por participantes).
Os participantes subscrevem unidades de participação do Fundo de Investimento e o mesmo utiliza esse dinheiro para investir numa carteira diversificada. O desempenho do fundo e, consequentemente, o valor das unidades, depende do desempenho dos investimentos subjacentes.
Entre os tipos mais comuns contam-se os fundos de acções (rendimento variável), os fundos de obrigações (rendimento fixo), os fundos do mercado monetário (dívida de curto prazo), os fundos de índice (seguem um índice específico) e os fundos balanceados (uma mistura de acções e obrigações).
A diversificação, a gestão profissional, a liquidez e a acessibilidade são as principais vantagens. Permitem aos pequenos investidores aceder a uma carteira diversificada gerida por profissionais.
O risco de mercado, o risco de taxa de juro, o risco de crédito e o risco de gestão são típicos. O valor dos investimentos do fundo pode flutuar, afectando o preço das unidades de participação.
Considere os seus objetivos de investimento, a tolerância ao risco, o horizonte temporal e o desempenho anterior do fundo, as comissões e a equipa de gestão.
As comissões mais comuns incluem, comissões de gestão da sociedade gestora, comissões de subscrição ou resgate e comissões com gastos de transação e auditores dos Fundos de Investimento.
As unidades de participação podem ser adquiridas ou subscritas através da sociedade gestora do Fundo Investimento ou através de intermediário comercializador (banco ou corretora, nos seus balcões ou plataforma digital). O resgate funciona de forma semelhante, mas é preciso ter em conta as eventuais comissões de resgate ou as implicações fiscais.
Os investidores ou participantes podem ter de pagar impostos sobre os rendimentos, distribuições de mais-valias e quaisquer lucros provenientes da venda de unidades de fundos. As especificidades dependem do tipo de Fundo de Investimento e da situação fiscal do investidor.
O desempenho é normalmente medido pelo retorno total da carteira, que inclui ganhos de capital, dividendos e juros, relativamente ao seu índice de referência durante diferentes períodos de tempo.