Fases do Crédito Hipotecário FLEX
Nesta fase, basta informar o Banco alguns dados, como montante, valor estimado do imóvel, prazo pretendido e tipo de taxa, para saber as características do empréstimo.
Os participantes subscrevem unidades de participação do Fundo de Investimento e o mesmo utiliza esse dinheiro para investir numa carteira diversificada. O desempenho do fundo e, consequentemente, o valor das unidades, depende do desempenho dos investimentos subjacentes.
Entre os tipos mais comuns contam-se os fundos de acções (rendimento variável), os fundos de obrigações (rendimento fixo), os fundos do mercado monetário (dívida de curto prazo), os fundos de índice (seguem um índice específico) e os fundos balanceados (uma mistura de acções e obrigações).
A diversificação, a gestão profissional, a liquidez e a acessibilidade são as principais vantagens. Permitem aos pequenos investidores aceder a uma carteira diversificada gerida por profissionais.
Nesta fase, basta informar o Banco alguns dados, como montante, valor estimado do imóvel, prazo pretendido e tipo de taxa, para saber as características do empréstimo.
Vantagens do FLEX
Pré-aprovação em 24 horas
Taxa de juro competitiva
Redução dos encargos mensais (no crédito consolidado)
Financiamento multifinalidades
Peça aqui a sua simulação
Perguntas frequentes
Trata-se, tipicamente, de um crédito com um prazo longo, no qual, a hipoteca da casa é dada como garantia de reembolso.
Para além do crédito à habitação, existem outros créditos hipotecários, celebrados com os clientes e que estão sujeitos às regras do crédito à habitação. Assim, estão abrangidos por estas regras:
-Os contratos de crédito que, não correspondendo a um crédito à habitação, estejam garantidos por hipoteca ou por outra garantia equivalente habitualmente utilizada sobre imóveis, como é o caso do crédito consolidado ou do crédito em que não esteja definido o fim a que se destina a quantia mutuada;
-A locação financeira de bens imóveis para habitação própria permanente, secundária ou para arrendamento.
O crédito consolidado consiste num tipo de empréstimo que permite juntar diversos créditos que se tenha em simultâneo num só, agregando-os numa só instituição de crédito. Permite reduzir os encargos com os créditos (numa única prestação) , através do alargamento do prazo e definição de uma taxa de juro mais favorável. Tal pode resultar num alívio do orçamento mensal.
É um crédito cuja a garantia é um imóvel, sendo este objeto de hipoteca. Normalmente, os créditos hipotecários têm como garantia um imóvel livre de ónus e encargos. No entanto poderão ser, igualmente, aceites imóveis já com uma hipoteca.
O Crédito Hipotecário Flex é um financiamento de médio longo prazo, que pode ser concedido com as seguintes finalidades:
-Consolidação total ou parcial de créditos existentes em OIC;
-Obras do imóvel;
-Despesas de educação e saúde;
-Finalidades diversas (para obtenção de liquidez extra) Tal como o nome do produto indica, trata-se de crédito garantido por hipoteca (sobre imóvel) e que se destina a multifinalidades.
Aceitam-se como garantia imóvel sem ónus e encargos ou com uma hipoteca;
-Prazo até 20 anos;
-Idade máxima de 75 anos, no final do prazo do financiamento;
-Taxa de juros Fixa nos 2 primeiros anos e variável nos subsequentes.
Sim. No Crédito Hipotecário Flex o Banco BNI Europa aceita 2ª hipoteca como garantia. Ou seja, disponibiliza um financiamento com garantia hipotecária, sobre imóvel que já tenha uma hipoteca registada a favor de outro Banco.
A pré-aprovação de um pedido de crédito poderá ocorrer em 24h, podendo este prazo ser alargado, caso seja necessário o Banco solicitar informação/documentos adicional.
Sim, é possível e é umas das finalidades do Crédito Hipotecário Flex, desde que o valor do imóvel o permita.
Sim, é possível.
A diferença entre um crédito consolidado com hipoteca e sem hipoteca é precisamente o facto do primeiro implicar a constituição de uma hipoteca sobre um imóvel, ao passo que o segundo não.
Um crédito consolidado com hipoteca habitualmente beneficia de prazos alargados (até 20 anos) e taxas de juro competitivas.
O crédito consolidado destina-se a quem tem pelo menos dois créditos contratados, a uma ou mais instituições financeiras, e pretende agregar tudo num só, pagando assim apenas uma prestação mensal.
Embora o crédito pessoal seja mais rápido implica também mais uma mensalidade no seu orçamento, tradicionalmente com taxas de juro mais altas.
Já no que se refere ao crédito consolidado com garantia hipotecária, este permite taxas de juro mais baixas – pois a garantia do imóvel garante uma maior segurança, prazos mais alargados – e apenas uma mensalidade.
As vantagens são:
-Apenas uma mensalidade para pagar num dia fixo do mês;
-Redução da prestação mensal;
-Alargamento do prazo de pagamento;
-Só um credor;
-Maior folga orçamental.
As desvantagens podem ser:
-Processo mais dispendioso no início;
-Ao aumentar o prazo poderá aumentar o montante total de juros suportados;
-Penalizações pela amortização antecipada.
Habitualmente, o processo divide-se em 5 fases: Simulação; Pré-aprovação; Avaliação; Aprovação; e Escritura
Simulação:Nesta fase será importante informar o Banco alguns dados, como montante, valor estimado do imóvel, prazo pretendido e tipo de taxa, para saber as características do empréstimo. Não é obrigatória a entrega de qualquer comprovativo.
Pré-aprovação:Neste momento, para além da Proposta de Crédito, devidamente assinada pelo Cliente, a qual formaliza o seu pedido de crédito, o Banco pode dar-lhe informação sobre a potencial viabilidade do seu pedido.No entanto, ser-lhe-á solicitada documentação e/ou informação adicional, para avançar com o processo de aprovação, tal como:
Documento de Identificação
Número de Identificação Fiscal
Últimos 3 recibos de vencimento ou últimos 6 recibos verdes
Última declaração de rendimentos
Extratos bancários dos últimos 3 meses
Informação CRC
Nota 1: Esta documentação no momento de pré-aprovação pode não ser exigida na sua totalidade.
Nota 2: Aplicável aos Fiadores quando os mesmos fazem parte do financiamento
Avaliação:
Caderneta Predial
Certidão do Registo Predial
Planta do imóvel
Orçamento para Obras (se aplicável)
Aprovação e Escritura:
FINE de Aprovação assinada
Ficha Técnica do imóvel
Licença de Utilização
Certificado Energético
Contrato de Mútuo duplicado devidamente assinado por todos os intervenientes
Seguro de Vida
Seguro Multirriscos
Documentação adicional que possa ser solicitada casuisticamente
A contratação do crédito hipotecário tem custos associados à avaliação do imóvel, estudo do processo, Documento Particular Autenticado (Escritura), Registos e IS sobre o Crédito, conforme Preçário em vigor.
Não, o crédito consolidado fica apenas registado como crédito hipotecário. Ou seja, não é considerado incidente.
Por lei o Seguro de Vida não é obrigatório. No entanto, na generalidade, os bancos impõem a contratação de um seguro de vida. Pode no entanto acontecer em algumas situações, isenção da constituição do mesmo, ou proceder ao seu parcelamento, quer para a totalidade dos mutuários, quer para apenas um deles.
Os seguros de vida podem ser diferentes de seguradora para seguradora, sobretudo na oferta que lhes está associada. No entanto, podemos identificar duas modalidades:
IAD (Invalidez Absoluta e Definitiva)
ITP (Invalidez Total e Permanente)